4.3 Gerenciamento por email

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Tanto os administradores como os usuários poderão comunicar-se com o programa de gerenciamento de listas por meio de mensagens de correio eletrônico, contendo comandos, transmitidas para a conta “majordomo@listas.puc-rio.br”.

Cuidado! Um erro que ocorre com relativa freqüência é o envio de e-mail para o endereço da lista, em vez de para o sistema gerenciador (“majordomo”).

Os administradores podem escolher utilizar a ferramenta de gerenciamento Web, de mais simples operação, para trocar a senha da lista ou alterar os participantes.

 

Formato das mensagens para a conta “majordomo”

a) O e-mail deve ser transmitido para o endereço “majordomo@listas.puc-rio.br“.

b) A mensagem, necessariamente, deverá ter origem em serviço de correio eletrônico da PUC-Rio (ou seja: o endereço do remetente termina em “puc-rio.br”).

c) O assunto (Subject) do e-mail não será processado pelo programa de gerenciamento de listas. Utilize-o apenas para identificar mais facilmente a mensagem em sua pasta de correio.

d) Os comandos, que serão abordados nos itens seguintes, devem ser digitados um por linha. Usualmente deverá haver apenas um comando por e-mail, ressalvada a hipótese do administrador ser muito experiente.

e) Caso algum comando requeira o “nome-da-lista”, digite apenas o “nome-da-lista” e não o “endereço-da-lista”. Exemplo: um “nome-da-lista” seria “nossalista” e não “nossalista@listas.puc-rio.br” (o segundo é o “endereço-da-lista”).

f) Apenas comandos válidos devem constar do corpo do e-mail. Qualquer outro texto poderá ser interpretado como comando inválido e, mesmo não impedindo o processamento da mensagem, provocará a geração de mensagens de erro. Vide quadro sobre o comando “end” mais abaixo.

 

Comandos mais frequentemente usados

Para os comandos apresentados a seguir, valem as seguintes regras de sintaxe:

  • Os delimitadores “< >” e “[ ]” contêm, respectivamente, o nome de um item obrigatório e de um item facultativo a serem digitados.
  • Os delimitadores não fazem parte do comando e, portanto, não devem ser digitados.
  • Da mesma forma, as barras verticais “|” separam alternativas a escolher.
  • Essas barras não fazem parte do comando e não devem ser digitadas.

 

Pelo administrador da lista

Comando “approve”
<senha-do-administrador> <subscribe|unsubscribe> <nome-da-lista> <endereço eletrônico do participante>
  • Este comando permite ao administrador cadastrar ou retirar endereços eletrônicos de sua lista, independentemente de qualquer solicitação de usuário. O uso deste comando é indispensável quando a lista tem o atributo S1 ou S2 (cf. item 2) e a inclusão/exclusão de endereços depende da intervenção do administrador.
  • O endereço eletrônico do participante da lista que está sendo incluído (subscribe) ou excluído (unsubscribe) deve ser completo: nome de login@domínio.
  • Clique no link para ver um exemplo.
Comando “passwd”
passwd <nome-da-lista> <senha-anterior> <nova-senha >
  • Comando destinado à troca de senha do administrador.
Comando “end”
end
  • Caso o administrador utilize formato html ou assinatura automática ou em seus e-mails, deverá incluir, após o(s) comando(s) desejado(s), uma linha com o comando (sem os delimitadores “<” e “>”).
  • Esta medida é necessária, para evitar que o sistema degenciador de listas interprete a assinatura como um comando, gerando mensagem de erro.

 

Por usuário, ou futuro usuário da lista

Comando “subscribe”
<subscribe> < nome-da-lista> <endereço eletrônico>
  • Este comando é utilizado para que o usuário solicite a admissão em uma lista. Caso esta lista tenha o atributo S1 ou S2 (ver item 2), o usuário será notificado de que sua solicitação foi transmitida ao administrador da lista, que poderá autorizar a inclusão por meio do comando “approve”.
  • O endereço eletrônico só precisa ser informado caso seja diferente do endereço do remetente. Neste caso, o endereço deverá ser informado completo: nome de login@domínio.
  • Uma vez tendo o administrador autorizado a subscrição, o usuário será informado com mensagem de boas-vindas.
  • É essencial que o usuário cadastre o endereço da lista (nome-da-lista@listas.puc-rio.br) na “white list” de seu provedor de serviço de correio eletrônico, caso este faça uso de mecanismos inibidores de SPAM, para assegurar o recebimentos das mensagens.
Comando “unsubscribe”
<unsubscribe> <nome-da-lista> <endereço eletrônico>
  • Este comando é utilizado para que o usuário deixe de participar de lista. Caso esta lista tenha o atributo S1 (ver item 2), o usuário será notificado de que sua solicitação foi transmitida ao administrador da lista, que poderá autorizar o pedido de exclusão por meio do comando “approve“.
  • O endereço eletrônico só precisa ser informado caso seja diferente do endereço do remetente.

 

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