Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio
Central de atendimento: (21) 3736-1481 / (21) 3527-1481 / cat@puc-rio.br

4.3 Gerenciamento por email

Tanto os administradores como os usuários poderão comunicar-se com o programa de gerenciamento de listas por meio de mensagens de correio eletrônico, contendo comandos, transmitidas para a conta “majordomo@listas.puc-rio.br”.

Cuidado! Um erro que ocorre com relativa freqüência é o envio de e-mail para o endereço da lista, em vez de para o sistema gerenciador (“majordomo”).

Os administradores podem escolher utilizar a ferramenta de gerenciamento Web, de mais simples operação, para trocar a senha da lista ou alterar os participantes.

Formato das mensagens para a conta “majordomo”

a) O e-mail deve ser transmitido para o endereço “majordomo@listas.puc-rio.br“.

b) A mensagem, necessariamente, deverá ter origem em serviço de correio eletrônico da PUC-Rio (ou seja: o endereço do remetente termina em “puc-rio.br”).

c) O assunto (Subject) do e-mail não será processado pelo programa de gerenciamento de listas. Utilize-o apenas para identificar mais facilmente a mensagem em sua pasta de correio.

d) Os comandos, que serão abordados nos itens seguintes, devem ser digitados um por linha. Usualmente deverá haver apenas um comando por e-mail, ressalvada a hipótese do administrador ser muito experiente.

e) Caso algum comando requeira o “nome-da-lista”, digite apenas o “nome-da-lista” e não o “endereço-da-lista”. Exemplo: um “nome-da-lista” seria “nossalista” e não “nossalista@listas.puc-rio.br” (o segundo é o “endereço-da-lista”).

f) Apenas comandos válidos devem constar do corpo do e-mail. Qualquer outro texto poderá ser interpretado como comando inválido e, mesmo não impedindo o processamento da mensagem, provocará a geração de mensagens de erro. Vide quadro sobre o comando “end” mais abaixo.

Comandos mais frequentemente usados

Para os comandos apresentados a seguir, valem as seguintes regras de sintaxe:

Pelo administrador da lista

Comando “approve”

<senha-do-administrador> <subscribe|unsubscribe> <nome-da-lista> <endereço eletrônico do participante>

Comando “passwd”

passwd <nome-da-lista> <senha-anterior> <nova-senha >

Comando “end”

end

Por usuário, ou futuro usuário da lista

Comando “subscribe”

<subscribe> < nome-da-lista> <endereço eletrônico>

Comando “unsubscribe”

<unsubscribe> <nome-da-lista> <endereço eletrônico>