Correio Eletrônico
Acessar o Webmail
Informações gerais
O serviço de correio eletrônico da PUC-Rio é administrado pelo RDC e destina-se primordialmente a apoiar as atividades acadêmicas e administrativas no âmbito da Universidade.
- Os usuários do serviço de correio eletrônico são professores, alunos e funcionários, cujos vínculos com a PUC-Rio estejam ativos.
Disponível para alunos dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação que possuam senha no SAU Online.
Importante:
- O endereço eletrônico será: nome-de-login@aluno.puc-rio.br.
- apresente alguma analogia ou semelhança com seu nome ou número de matrícula;
- não possa ser associado a marcas comerciais de qualquer natureza;
- não possa ser confundido com sigla/abreviatura de unidade organizacional da PUC-Rio;
- não seja ou pareça ofensivo.
Importante:
- A conta que permanecer 2 anos sem acessos será automaticamente cancelada.
Disponível para professores dos quadros principal e complementar cujos vínculos com a PUC-Rio estejam ativos.
Importante:
- O endereço eletrônico será: nome-de-login@puc-rio.br.
- apresente alguma analogia ou semelhança com seu nome;
- não possa ser associado a marcas comerciais de qualquer natureza;
- não possa ser confundido com o nome-de-login de conta institucional ou com sigla/abreviatura de unidade organizacional da PUC-Rio;
- não seja ou pareça ofensivo.
Importante:
- A conta que permanecer 270 dias sem acessos será automaticamente cancelada.
Disponível para funcionários técnico-administrativos com vínculo ativo.
Importante:
- O endereço eletrônico será: nome-de-login@puc-rio.br.
- apresente alguma analogia ou semelhança com o nome do usuário da conta;
- não possa ser associado a marcas comerciais de qualquer natureza, ou a pessoa jurídica que não a PUC-Rio;
- não possa ser confundido com o nome-de-login de conta institucional ou com sigla/abreviatura de unidade organizacional da PUC-Rio;
- não seja ou pareça ofensivo.
Importante:
- A conta que permanecer 270 dias sem acessos será automaticamente cancelada.
Disponível para funções e cargos cujas atividades, no entender da chefia da respectiva unidade organizacional, demandem uma conta de e-mail.
Importante:
- O endereço eletrônico será: nome-de-login@puc-rio.br.
- seja claramente impessoal (não deve apresentar analogia ou semelhança com o nome do eventual usuário da conta);
- não possa ser associado a marcas comerciais de qualquer natureza, ou a pessoa jurídica que não a PUC-Rio;
- não seja constituído exclusivamente por palavra de uso genérico, associada a cargos, funções ou serviços que não sejam únicos no universo de usuários do serviço de correio eletrônico (p.ex.: 'administrador', 'coordenador', 'decano', 'diretor', 'professor', 'secretaria', 'suporte', etc);
- não seja ou pareça ofensivo.
Importante:
- A conta que permanecer 270 dias sem acessos será automaticamente cancelada.
- Caso o responsável pela conta perca o vínculo com a Universidade, a unidade organizacional deverá indicar um novo responsável pela mesma.
Disponível para professores visitantes e pesquisadores, sem vínculo empregatício com a PUC-Rio, envolvidos em atividades acadêmicas em proveito da Universidade.
Importante:
- O endereço eletrônico será: nome-de-login@esp.puc-rio.br.
- apresente alguma analogia ou semelhança com o nome do usuário da conta;
- não possa ser associado a marcas comerciais de qualquer natureza;
- não possa ser confundido com o nome-de-login de conta institucional ou com sigla/abreviatura de unidade organizacional da PUC-Rio;
- não seja ou pareça ofensivo.
Importante:
- A conta especial tem, por padrão, validade de 1 ano, sendo automaticamente bloqueada ao fim deste prazo. Trinta dias antes do prazo será enviada uma notificação.
- A conta poderá ser renovada somente à pedido do titular da unidade organizacional ao qual a conta está vinculada, ou pessoa designada a agir em seu nome.
- Trinta dias após o bloqueio, não havendo um pedido de renovação, a conta é encerrada não sendo possível recuperar o conteúdo anteriormente armazenado.
- A conta que permanecer 270 dias sem acessos será automaticamente cancelada.
Para ex-alunos, regularmente associados à AAA.
Importante:
- O endereço eletrônico será: nome-de-login@aaa.puc-rio.br.
- apresente alguma analogia ou semelhança com o nome do usuário da conta;
- não possa ser associado a marcas comerciais de qualquer natureza;
- não possa ser confundido com sigla/abreviatura de unidade organizacional da PUC-Rio;
- não seja ou pareça ofensivo.
Importante:
- A conta AAA tem validade de até 1 ano, sendo automaticamente bloqueada ao fim deste prazo. Trinta dias antes do prazo será enviada uma notificação.
- A conta somente será renovada à pedido do AAA.
- Trinta dias após o bloqueio, não havendo um pedido de renovação, a conta é encerrada não sendo possível recuperar o conteúdo anteriormente armazenado.
- A conta que permanecer 270 dias sem acessos será automaticamente cancelada.
Encerramento de conta
As contas de alunos podem ser encerradas nos seguintes casos:
- imediatamente, caso o vínculo do aluno com a PUC-Rio seja encerrado (trancamento, formatura, matrícula não renovada, etc);
- por inatividade, após 2 anos sem acesso ao Webmail, POP ou IMAP;
- por solicitação do próprio usuário, na página de configuração.
As contas de professores podem ser encerradas nos seguintes casos:
- imediatamente, caso o vínculo do professor com a PUC-Rio seja encerrado (exceto professores titulares e eméritos);
- por inatividade, após 9 meses sem acesso ao Webmail, POP ou IMAP;
- por solicitação do próprio usuário, na página de configuração.
As contas de funcionários podem ser encerradas nos seguintes casos:
- imediatamente, caso vínculo do funcionário com a PUC-Rio seja encerrado;
- por solicitação da gerência da unidade organizacional ao qual o funcionário esteja lotado;
- por inatividade, após 9 meses sem acesso ao Webmail, POP ou IMAP;
- por solicitação do próprio usuário, na página de configuração.
As contas institucionais podem ser encerradas nos seguintes casos:
- após o encerramento do vínculo do professor ou funcionário responsável, sem a indicação de substituto. O RDC entrará contato com a unidade organizacional à qual a conta está vinculada, e somente procederá o cancelamento se não obtiver resposta;
- por solicitação do responsável pela conta, do titular da unidade organizacional, ou pessoa designada a agir em seu nome;
- Por inatividade, após 9 meses sem acesso ao Webmail, POP ou IMAP;
- Por solicitação do próprio usuário, na página de configuração;
- para contas temporárias, ao término do prazo de validade, sem que seja solicitada renovação.
As contas especiais podem ser encerradas nos seguintes casos:
- ao término do prazo de validade da conta, sem que seja solicitada renovação;
- por solicitação do responsável pela conta, do titular da unidade organizacional, ou pessoa, designada a agir em seu nome;
- por inatividade, após 9 meses sem acesso ao Webmail, POP ou IMAP;
- por solicitação do próprio usuário, na página de configuração.
As contas de ex-alunos (AAA) podem ser encerradas nos seguintes casos:
- ao término do prazo de validade da conta, sem que seja solicitada renovação pela AAA;
- por solicitação da AAA;
- por inatividade, após 9 meses sem acesso ao Webmail, POP ou IMAP;
- por solicitação do próprio usuário, na página de configuração.
- O processo de encerramento da conta de e-mail é iniciado com o bloqueio de acesso. Nessa etapa, o redirecionamento de mensagens permanece funcionando, mas não é possível acessar a caixa-postal (Webmail, POP ou IMAP) e nem enviar e-mails (SMTP).
- Após 30 dias do bloqueio, há o encerramento efetivo da conta, com a desativação do redirecionamento e exclusão de todas as mensagens armazenadas, sem a possibilidade de recuperação.
Dúvidas e recomendações
Para trocar a senha de acesso à sua conta de e-mail:
Para sua maior segurança:
- Acesse o Webmail
- Clique em Configurações e Senha

- Escolha uma senha com 8 ou mais caracteres e que contenha letras e números.

Para sua maior segurança:
- Crie uma senha com 10 caracteres, ou mais.
- Misture maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais.
- Não utilize palavras, nomes ou datas de fácil adivinhação.
Atenção: É proibido o redirecionamento automático de e-mail corporativo (@puc-rio.br e @esp.puc-rio.br) para domínios externos, inclusive para endereços de e-mail pessoais. Saiba mais.
É possível configurar o redirecionamento automático de mensagens para até 3 endereços de e-mail.
É possível configurar o redirecionamento automático de mensagens para até 3 endereços de e-mail.
- Acesse o Webmail
- Clique em Configurações e Redirecionamento Automático

- Digite até 3 endereços para onde as mensagens recebidas serão redirecionadas.
- Ao selecionar a opção “Manter cópia em sua conta”, as mensagens também serão armazenadas na sua caixa postal, ocupando o espaço disponível. Deixe essa opção desligada se a conta de e-mail estiver sendo usada somente para encaminhamento de mensagens.

É possível configurar uma resposta automática, que será enviada automaticamente como resposta às mensagens recebidas. O texto pode conter até 500 caracteres.
Atenção: Por razões de segurança, somente uma resposta automática será enviada por semana para um mesmo remetente.
- Acesse o Webmail
- Clique em Configurações e Resposta automática

- Selecione a opção para ativar a resposta automática e digite o texto da resposta.

Atenção: Por razões de segurança, somente uma resposta automática será enviada por semana para um mesmo remetente.
Cada usuário terá direito a uma caixa postal de:
- 12 GB (professores, funcionários e contas institucionais)
- 4 GB (alunos, contas especiais e AAA).
Atenção:
- Caso o limite seja ultrapassado, a caixa postal do usuário não poderá receber novas mensagens. A conta ficará bloqueada para recepção até que, por ação do usuário, seja liberado o espaço necessário.
- Mensagens a serem preservadas poderão ser salvas localmente em clientes POP/IMAP.
- Caso precise de ajuda, entre em contato com o CAT pelo ramal 1481 ou cat@puc-rio.br.
- O tamanho máximo por mensagem enviada ou recebida, incluindo anexos, é de 50 MBytes. Mensagens maiores serão recusadas pelo servidor.
- No Webmail, o tamanho máximo por mensagem enviada, incluindo anexos, é de 30 MBytes.
- Por motivo de segurança o serviço de e-mail limita a quantidade de mensagens que usuários podem enviar diariamente. Os limites são elevados e não criam transtornos ao uso normal do serviço, visando apenas impedir o envio excessivo, que poderia prejudicar os servidores de correio.
- O usuário que for impedido de enviar mensagens por extrapolar os limites do serviço deve entrar em contato com o RDC para verificação de um possível comprometimento da sua conta.
- Para o envio em grandes volumes (mailing) é recomendável o uso do serviço de Listas de Correio Eletrônico do RDC.
- Caso precise de ajuda, entre em contato com o CAT pelo ramal 1481 ou cat@puc-rio.br.
- Todos os e-mails recebidos são analisados por filtros Anti-Spam e Anti-Virus. Ambos têm eficácia elevada e são configurados para bloquear o maior número possível de mensagens indesejadas, sem interferir no recebimento de mensagens legítimas.
- Os usuários que desejarem, podem desativar a análise pelo Anti-Spam das mensagens que recebem, acessando este site.
Configuração de cliente de e-mail
Roteiros para configuração de contas @puc-rio.br nos principais clientes de e-mail:
Roteiros para configuração de contas @aluno/@esp/@aaa.puc-rio.br nos principais clientes de e-mail: