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Brasão da PUC-Rio
Central de atendimento: (21) 3736-1481 / (21) 3527-1481 / cat@puc-rio.br

Correio Eletrônico


Informações gerais

O serviço de correio eletrônico da PUC-Rio é administrado pelo RDC e destina-se primordialmente a apoiar as atividades acadêmicas e administrativas no âmbito da Universidade.
  • Os usuários do serviço de correio eletrônico são professores, alunos e funcionários, cujos vínculos com a PUC-Rio estejam ativos.
Nesta página estão compiladas as regras de uso do serviço, orientações gerais e instruções para acesso e configuração de programas clientes.
Disponível para alunos dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação que possuam senha no SAU Online.
  • O endereço eletrônico será: nome-de-login@aluno.puc-rio.br.
O aluno deverá escolher um nome-de-login que:
  1. apresente alguma analogia ou semelhança com seu nome ou número de matrícula;
  2. não possa ser associado a marcas comerciais de qualquer natureza;
  3. não possa ser confundido com sigla/abreviatura de unidade organizacional da PUC-Rio;
  4. não seja ou pareça ofensivo.
Como solicitar: A criação da conta está disponível online, na página de Serviços do RDC (acesse com a senha do SAU Online). No card “Correio eletrônico”, selecione “Crie seu e-mail”.
Importante:
  • A conta que permanecer 2 anos sem acessos será automaticamente cancelada.
Disponível para professores dos quadros principal e complementar cujos vínculos com a PUC-Rio estejam ativos.
  • O endereço eletrônico será: nome-de-login@puc-rio.br.
O professor deverá escolher um nome-de-login que:
  1. apresente alguma analogia ou semelhança com seu nome;
  2. não possa ser associado a marcas comerciais de qualquer natureza;
  3. não possa ser confundido com o nome-de-login de conta institucional ou com sigla/abreviatura de unidade organizacional da PUC-Rio;
  4. não seja ou pareça ofensivo.
Como solicitar: Preencha o formulário de abertura de conta na página de Serviços do RDC (acesse com a senha do SAU).
Importante:
  • A conta que permanecer 270 dias sem acessos será automaticamente cancelada.
Disponível para funcionários técnico-administrativos com vínculo ativo.
  • O endereço eletrônico será: nome-de-login@puc-rio.br.
O funcionário deverá escolher um nome-de-login que:
  1. apresente alguma analogia ou semelhança com o nome do usuário da conta;
  2. não possa ser associado a marcas comerciais de qualquer natureza, ou a pessoa jurídica que não a PUC-Rio;
  3. não possa ser confundido com o nome-de-login de conta institucional ou com sigla/abreviatura de unidade organizacional da PUC-Rio;
  4. não seja ou pareça ofensivo.
Como solicitar: Preencha o formulário de abertura de conta na página de Serviços do RDC (acesse com a senha do SAU).
Importante:
  • A conta que permanecer 270 dias sem acessos será automaticamente cancelada.
Disponível para funções e cargos cujas atividades, no entender da chefia da respectiva unidade organizacional, demandem uma conta de e-mail.
  • O endereço eletrônico será: nome-de-login@puc-rio.br.
O professor/funcionário responsável deverá escolher um nome-de-login que:
  1. seja claramente impessoal (não deve apresentar analogia ou semelhança com o nome do eventual usuário da conta);
  2. não possa ser associado a marcas comerciais de qualquer natureza, ou a pessoa jurídica que não a PUC-Rio;
  3. não seja constituído exclusivamente por palavra de uso genérico, associada a cargos, funções ou serviços que não sejam únicos no universo de usuários do serviço de correio eletrônico (p.ex.: 'administrador', 'coordenador', 'decano', 'diretor', 'professor', 'secretaria', 'suporte', etc);
  4. não seja ou pareça ofensivo.
Como solicitar: O titular da unidade organizacional a que a conta estará vinculada, ou pessoa designada a agir em seu nome, deverá preencher o formulário de abertura de conta na página de Serviços do RDC (acesse com a senha do SAU).
Importante:
  • A conta que permanecer 270 dias sem acessos será automaticamente cancelada.
  • Caso o responsável pela conta perca o vínculo com a Universidade, a unidade organizacional deverá indicar um novo responsável pela mesma.
Disponível para professores visitantes e pesquisadores, sem vínculo empregatício com a PUC-Rio, envolvidos em atividades acadêmicas em proveito da Universidade.
  • O endereço eletrônico será: nome-de-login@esp.puc-rio.br.
O usuário deverá escolher um nome-de-login que:
  1. apresente alguma analogia ou semelhança com o nome do usuário da conta;
  2. não possa ser associado a marcas comerciais de qualquer natureza;
  3. não possa ser confundido com o nome-de-login de conta institucional ou com sigla/abreviatura de unidade organizacional da PUC-Rio;
  4. não seja ou pareça ofensivo.
Como solicitar: O professor ou funcionário responsável pela conta, com a concordância do titular da unidade organizacional, deverá preencher o formulário de abertura de conta especial, disponível na página de serviços do RDC (acesse com a senha do SAU).
Importante:
  • A conta especial tem, por padrão, validade de 1 ano, sendo automaticamente bloqueada ao fim deste prazo. Trinta dias antes do prazo será enviada uma notificação.
  • A conta poderá ser renovada somente à pedido do titular da unidade organizacional ao qual a conta está vinculada, ou pessoa designada a agir em seu nome.
  • Trinta dias após o bloqueio, não havendo um pedido de renovação, a conta é encerrada não sendo possível recuperar o conteúdo anteriormente armazenado.
  • A conta que permanecer 270 dias sem acessos será automaticamente cancelada.
Para ex-alunos, regularmente associados à AAA.
  • O endereço eletrônico será: nome-de-login@aaa.puc-rio.br.
O nome-de-login pode ser escolhido pelo usuário, que deverá cuidar para que este:
  1. apresente alguma analogia ou semelhança com o nome do usuário da conta;
  2. não possa ser associado a marcas comerciais de qualquer natureza;
  3. não possa ser confundido com sigla/abreviatura de unidade organizacional da PUC-Rio;
  4. não seja ou pareça ofensivo.
Abertura: Através da AAA, que enviará a solicitação ao RDC.
 Importante:
  • A conta AAA tem validade de até 1 ano, sendo automaticamente bloqueada ao fim deste prazo. Trinta dias antes do prazo será enviada uma notificação.
  • A conta somente será renovada à pedido do AAA.
  • Trinta dias após o bloqueio, não havendo um pedido de renovação, a conta é encerrada não sendo possível recuperar o conteúdo anteriormente armazenado.
  • A conta que permanecer 270 dias sem acessos será automaticamente cancelada.

Encerramento de conta

As contas de alunos podem ser encerradas nos seguintes casos:
  1. imediatamente, caso o vínculo do aluno com a PUC-Rio seja encerrado (trancamento, formatura, matrícula não renovada, etc);
  2. por inatividade, após 2 anos sem acesso ao Webmail, POP ou IMAP;
  3. por solicitação do próprio usuário, na página de configuração.
As contas de professores podem ser encerradas nos seguintes casos:
  1. imediatamente, caso o vínculo do professor com a PUC-Rio seja encerrado (exceto professores titulares e eméritos);
  2. por inatividade, após 9 meses sem acesso ao Webmail, POP ou IMAP;
  3. por solicitação do próprio usuário, na página de configuração.
As contas de funcionários podem ser encerradas nos seguintes casos:
  1. imediatamente, caso vínculo do funcionário com a PUC-Rio seja encerrado;
  2. por solicitação da gerência da unidade organizacional ao qual o funcionário esteja lotado;
  3. por inatividade, após 9 meses sem acesso ao Webmail, POP ou IMAP;
  4. por solicitação do próprio usuário, na página de configuração.
As contas institucionais podem ser encerradas nos seguintes casos:
  1. após o encerramento do vínculo do professor ou funcionário responsável, sem a indicação de substituto. O RDC entrará contato com a unidade organizacional à qual a conta está vinculada, e somente procederá o cancelamento se não obtiver resposta;
  2. por solicitação do responsável pela conta, do titular da unidade organizacional, ou pessoa designada a agir em seu nome;
  3. Por inatividade, após 9 meses sem acesso ao Webmail, POP ou IMAP;
  4. Por solicitação do próprio usuário, na página de configuração;
  5. para contas temporárias, ao término do prazo de validade, sem que seja solicitada renovação.
As contas especiais podem ser encerradas nos seguintes casos:
  1. ao término do prazo de validade da conta, sem que seja solicitada renovação;
  2. por solicitação do responsável pela conta, do titular da unidade organizacional, ou pessoa, designada a agir em seu nome;
  3. por inatividade, após 9 meses sem acesso ao Webmail, POP ou IMAP;
  4. por solicitação do próprio usuário, na página de configuração.
As contas de ex-alunos (AAA) podem ser encerradas nos seguintes casos:
  1. ao término do prazo de validade da conta, sem que seja solicitada renovação pela AAA;
  2. por solicitação da AAA;
  3. por inatividade, após 9 meses sem acesso ao Webmail, POP ou IMAP;
  4. por solicitação do próprio usuário, na página de configuração.
  • O processo de encerramento da conta de e-mail é iniciado com o bloqueio de acesso. Nessa etapa, o redirecionamento de mensagens permanece funcionando, mas não é possível acessar a caixa-postal (Webmail, POP ou IMAP) e nem enviar e-mails (SMTP).
  • Após 30 dias do bloqueio, há o encerramento efetivo da conta, com a desativação do redirecionamento e exclusão de todas as mensagens armazenadas, sem a possibilidade de recuperação.

Dúvidas e recomendações

Para trocar a senha de acesso à sua conta de e-mail:
  • Acesse o Webmail
  • Clique em Configurações e Senha
  • Escolha uma senha com 8 ou mais caracteres e que contenha letras e números.
Tela da troca de senha no Webmail
Para sua maior segurança:
  • Crie uma senha com 10 caracteres, ou mais.
  • Misture maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais.
  • Não utilize palavras, nomes ou datas de fácil adivinhação.
Atenção: Ao trocar a senha de acesso, será necessário ajustar as configurações dos clientes de e-mail associados à sua conta.
Atenção: É proibido o redirecionamento automático de e-mail corporativo (@puc-rio.br e @esp.puc-rio.br) para domínios externos, inclusive para endereços de e-mail pessoais. Saiba mais.
É possível configurar o redirecionamento automático de mensagens para até 3 endereços de e-mail.
  • Acesse o Webmail
  • Clique em Configurações e Redirecionamento Automático
  • Digite até 3 endereços para onde as mensagens recebidas serão redirecionadas.
  • Ao selecionar a opção “Manter cópia em sua conta”, as mensagens também serão armazenadas na sua caixa postal, ocupando o espaço disponível. Deixe essa opção desligada se a conta de e-mail estiver sendo usada somente para encaminhamento de mensagens.
Tela da configuração de redirecionamento, no Webmail  
É possível configurar uma resposta automática, que será enviada automaticamente como resposta às mensagens recebidas. O texto pode conter até 500 caracteres.
  • Acesse o Webmail
  • Clique em Configurações e Resposta automática
  • Selecione a opção para ativar a resposta automática e digite o texto da resposta.

Atenção: Por razões de segurança, somente uma resposta automática será enviada por semana para um mesmo remetente.
Cada usuário terá direito a uma caixa postal de:
  • 12 GB (professores, funcionários e contas institucionais)
  • 4 GB (alunos, contas especiais e AAA).
Este espaço engloba todo o conteúdo armazenado, nas pastas originais do sistema e as criadas pelo próprio usuário.

Atenção:

  • Caso o limite seja ultrapassado, a caixa postal do usuário não poderá receber novas mensagens. A conta ficará bloqueada para recepção até que, por ação do usuário, seja liberado o espaço necessário.
  • Mensagens a serem preservadas poderão ser salvas localmente em clientes POP/IMAP.
  • Caso precise de ajuda, entre em contato com o CAT pelo ramal 1481 ou cat@puc-rio.br.
  • O tamanho máximo por mensagem enviada ou recebida, incluindo anexos, é de 50 MBytes. Mensagens maiores serão recusadas pelo servidor.
  • No Webmail, o tamanho máximo por mensagem enviada, incluindo anexos, é de 30 MBytes.
Atenção: Evite enviar mensagens com mais de 20 MBytes, pois há maior chance de serem recusadas pelo serviço do destinatário.
  • Por motivo de segurança o serviço de e-mail limita a quantidade de mensagens que usuários podem enviar diariamente. Os limites são elevados e não criam transtornos ao uso normal do serviço, visando apenas impedir o envio excessivo, que poderia prejudicar os servidores de correio.
  • O usuário que for impedido de enviar mensagens por extrapolar os limites do serviço deve entrar em contato com o RDC para verificação de um possível comprometimento da sua conta.
  • Para o envio em grandes volumes (mailing) é recomendável o uso do serviço de Listas de Correio Eletrônico do RDC.
  • Caso precise de ajuda, entre em contato com o CAT pelo ramal 1481 ou cat@puc-rio.br.
  • Todos os e-mails recebidos são analisados por filtros Anti-Spam e Anti-Virus. Ambos têm eficácia elevada e são configurados para bloquear o maior número possível de mensagens indesejadas, sem interferir no recebimento de mensagens legítimas.
  • Os usuários que desejarem, podem desativar a análise pelo Anti-Spam das mensagens que recebem, acessando este site.
Importante: Após a desativação do recurso Anti-Spam, as nova mensagens recebidas serão entregues sem essa análise.

Configuração de cliente de e-mail

Roteiros para configuração de contas @aluno/@esp/@aaa.puc-rio.br nos principais clientes de e-mail: