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Central de atendimento: (21) 3736-1481 / (21) 3527-1481 / cat@puc-rio.br

Sobre o Comunicado 01 da CGSIP

Em virtude das novas diretrizes, divulgadas pela Comissão de Gestão de Segurança da Informação, Segurança Cibernética e Proteção da Privacidade (CGSIP), em 12 de junho de 2025, o RDC compilou abaixo as dúvidas mais comuns sobre o assunto.

PDF Clique aqui para baixar o comunicado

Esta página será atualizada sempre que novas dúvidas frequentes forem identificadas.


As novas diretrizes se aplicam a todos os funcionários técnico-administrativos e professores da PUC-Rio.
As diretrizes também abrangem os colaboradores eventuais e externos, usuários de email do domínio @esp.puc-rio.br (contas especiais).
  1. Se você é professor ou funcionário técnico-administrativo da PUC-Rio e ainda não possui e-mail corporativo, você deve solicitar a criação de um. Um e-mail corporativo é identificado pelo uso de domínio ou subdomínio da PUC-Rio, em outras palavras, o e-mail é terminado em (puc-rio.br). O RDC é responsável pelo domínio @puc-rio.br, porém alguns departamentos possuem e-mail com domínio próprio. Importante: Mesmo que você esteja alocado em uma unidade com e-mail próprio, também poderá solicitar um e-mail @puc-rio.br ao RDC. Para solicitar, clique aqui e leia as orientações.
  2. Troque a sua senha! Escolha uma senha forte, com pelo menos 8 caracteres, misturando letras (maiúsculas e minúsculas), números e caracteres especiais. A sua senha também não deve ter sequências simples de letras ou números e nem palavras comuns. Sugestão: escolha uma senha com 10 ou mais caracteres. Para trocar a sua senha, clique aqui e leia as orientações. 
  3. Se você configurou o redirecionamento dos seus e-mails corporativos para uma conta pessoal, desative esta opção. Uma conta pessoal é qualquer e-mail que não seja administrado oficialmente pela PUC-Rio ou suas unidades. Endereços como gmail.com, outlook.com, yahoo.com, são considerados como pessoais e não é mais permitido redirecionar automaticamente as mensagens para eles. O redirecionamento é configurado diretamente no webmail. Para saber mais, clique aqui.
  4. Se você utiliza um cliente de e-mail para acessar suas mensagens (Outlook, Thunderbird, App de mail do telefone), certifique-se de que o seu cliente está usando o protocolo IMAPS. O protocolo POPS, ainda muito utilizado, será futuramente desativado.
Sim. A equipe técnica do RDC está pronta para ajudar os usuários dentro do campus.

Entre em contato com o CAT/RDC através do telefone (21) 3527-1481 ou pelo e-mail cat@puc-rio.br.
O comunicado do CGSIP, divulgado em 12 de junho de 2025, estabelece um prazo de 180 dias para adequação.
Até a conclusão do prazo, o RDC não modificará o seu serviço de correio eletrônico, que compreende os e-mails com os domínios:
  • @puc-rio.br
  • @esp.puc-rio.br
  • O RDC não implementará mudanças no serviço de correio eletrônico, em função das novas diretrizes, antes do término do prazo previsto de 180 dias.
  • O serviço POP/POPS não será desativado antes do término do prazo.
  • Nenhum redirecionamento será desativado ou excluído antes do término do prazo.
Quaisquer mudanças implementadas pelo RDC no Serviço de Correio Eletrônico serão previamente comunicadas.  
O RDC disponibiliza orientações detalhadas neste endereço.

IMPORTANTE: A PÁGINA ESTÁ SENDO ATUALIZADA PARA REFLETIR AS NOVAS CONFIGURAÇÕES DOS PRINCIPAIS CLIENTES DE CORREIO.  
E-mails de subdomínios da PUC-Rio, administrados por outras unidades, são considerados como corporativos, e as novas diretrizes também se aplicam a eles. São exemplos de subdomínios:
  • iag.puc-rio.br
  • econ.puc-rio.br
  • dad.puc-rio.br
Em caso de dúvidas, procure o responsável do seu departamento.  
Provavelmente o seu e-mail pessoal está cadastrado no RH e deve ser atualizado o mais rápido possível.

A mudança pode ser solicitada ao RH por meio do protocolo de atendimento, ou através da secretaria do seu departamento.
Não. O item 3.1 das novas diretrizes, estabelece que:
Fica proibido o redirecionamento automático de e-mail corporativo para domínios externos, inclusive para endereços de e-mail pessoais, pois essa ação transfere esse ativo de informação para o domínio externo, aumentando as chances de perda de confidencialidade, integridade, disponibilidade e privacidade por evento de roubo, perda ou dano desse ativo.