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Wi-Fi PUC

A PUC-Rio oferece a seus alunos, professores e funcionários a possibilidade de se conectar à Internet através da sua rede sem-fio, Wi-Fi PUC.

Criar senha de acesso à Rede Wi-Fi PUC

Configure seu dispositivo
Setup your device

Sobre o serviço

O acesso à Rede Wi-Fi PUC é restrito a:
  1. Alunos (cursos regulares), professores e funcionários, com vínculo ativo com a Universidade;
  2. Alunos dos cursos de extensão, mediante solicitação do IAG ou da CCEC;
  3. Filiados à AAA, mediante solicitação dessa Associação;
  4. Convidados e participantes de eventos.
  • Os usuários do item 1 devem criar uma senha pessoal na página de Serviços do RDC (acesso com a senha do PUC Online).
  • Os usuários dos itens 2 e 3 receberão suas senhas pessoais por e-mail.
  • Os usuários do item 4 receberão instruções da organização do evento.

Para se conectar, seu dispositivo deverá ser configurado com uma senha específica.

Aqui você encontra instruções para configurar o seu dispositivo nas redes Wi-Fi PUC e eduroam.

A cobertura da rede Wi-Fi PUC está em constante expansão, com a instalação de novos equipamentos e atualização tecnológica.

Aqui você encontra a relação de áreas nos Campi da PUC-Rio onde a rede Wi-Fi PUC está disponível.

  • A rede Wi-Fi PUC destina-se exclusivamente para o provimento de acesso a internet para dispositivos móveis (notebooks, celulares e tablets).
  • As senhas de acesso para alunos, professores e funcionários são exclusivamente pessoais, e devem ser utilizadas somente em equipamentos de propriedade do responsável.
  • Não é permitida a prestação de serviços através desta rede (ex: hospedagem de servidores em geral, impressoras, câmeras de segurança, leitores biométricos, etc).
  • O termo de compromisso firmado entre a PUC-Rio e a RedeRio determina que não é permitido o uso da rede para “atividades com fins estritamente lucrativos/comerciais”.
  • O RDC se reserva o direito de suspender o acesso de qualquer usuário ou equipamento cujo tráfego de dados esteja prejudicando o funcionamento da rede ou criando riscos de segurança a outros usuários.
Visando garantir a disponibilidade do serviço a todos os usuários, assim como resguardar a Universidade das penalidades em decorrência da transmissão de conteúdo protegido por direitos autorais, comunicamos a adoção das seguintes regras:
  1. Quando for detectada a utilização de programas do tipo P2P, por exemplo BitTorrent, o usuário identificado terá seu acesso à rede Wi-Fi PUC imediatamente suspenso, através de revogação da senha de acesso, estando as condições para obtenção de nova credencial de acesso destacadas no item (6) deste documento.
  2. Os usuários da rede Wi-Fi PUC devem estar atentos à existência de programas em seus equipamentos que utilizem os protocolos não permitidos. Objetivando evitar transtornos desnecessários, recomendamos que tais programas sejam configurados de maneira a não serem automaticamente executados ao se ligar o sistema operacional.
  3. Outros tipos de tráfego proibidos, por prejudicarem o funcionamento da rede, como, mas não somente, SPAM e SCAN (geralmente em decorrência de contaminação do computador por malwares, virus, cavalos-de-tróia, etc), também sujeitarão seus responsáveis à revogação de acesso.
  4.  A identificação do uso dos protocolos relacionados poderá ser feita por:
    1. detecção passiva pelo RDC, através de sistema de segurança pelo uso de critérios:
      • determinísiticos de identificação de protocolos;
      • estatísticos para identificação de protocolos dotados de criptografia ou outros processos de ocultação de tráfego;
    2. recebimento de notificações de entidades externas confiáveis.
  5. A identificação, e consequente restrição de acesso, poderá ocorrer imediatamente, ainda durante a utilização do serviço, ou posteriormente, após análise de registros dos sistemas de segurança ou recebimento de notificações, como descrito no item (4).
  6. Uma vez revogado o acesso de um usuário, o mesmo estará impedido de requisitar nova credencial de acesso pelos prazos abaixo relacionados:
    • primeira ocorrência: 7 dias
    • segunda ocorrência: 1 mês
    • terceira ocorrência: 2 meses
    • quarta ocorrência: 4 meses
    • quinta e demais ocorrências: 6 meses
  7. Ao ser revogada a restrição de acesso do usuário, será emitido um e-mail automático dando ciência do evento. Os alunos deverão manter seus endereços atualizados no SAU Online, assim como os funcionários junto ao RH, como forma de garantir o recebimento de quaisquer notificações.
  8. Para o usuário que não tiver sofrido restrições nos 12 meses anteriores, uma nova penalidade será considerada como “Primeira ocorrência”, como descrito no item (6a).
  9. A revogação do acesso afeta todos os dispositivos que utilizam as credenciais do usuário (senha ou certificado) e não somente o dispositivo de origem do tráfego detectado.
  10. O fornecimento de acesso a terceiros, por cessão da senha pessoal, geração de senhas de convidado, compartilhamento eletrônico do acesso ou empréstimo de equipamento, não isenta o titular das sanções descritas nesse documento.
  11. Em nenhuma hipótese o RDC fornecerá detalhes sobre a detecção dos eventos causadores da revogação de acesso, como registros (logs), ou detalhes sobre as soluções de detecção (hardware e software) adotadas. Serão informados somente o(s) protocolo(s) identificado(s) e o respectivo período.

Convidados e senhas temporárias

Senhas de convidado com validade de até 7 dias podem ser obtidas diretamente por professores, funcionários e alunos regulares na página de serviços do RDC. O nome de usuário da senha (login) será a matrícula do solicitante, acompanhado de um número crescente, por exemplo F91234-45.

Como proceder:

  1. Acesse a página e leia as instruções iniciais.
  2. Escolha a data de expiração da senha (máximo de 7 dias) e clique em “Confirmar”.
  3. Anote o login e senha fornecidos e informe-os para os seus convidados (a senha não será exibida novamente). A senha permanecerá ativa até o fim do dia escolhido.

Importante:

  • O solicitante da conta de convidado será responsável pelo seu uso.

Senhas de convidado com validade superior a 7 dias devem ser solicitadas ao RDC por professores e funcionários através do formulário disponível na página de Serviços do RDC.

Exemplos:
  • Alunos de pós-doutorado.
  • Alunos, professores e pesquisadores visitantes.
  • Prestadores de serviço, diretamente envolvidos com a atividade acadêmica da Universidade.
A senha de acesso será pessoal, sendo obrigatório informar na solicitação:
  • Nome completo
  • Vínculo (curso, departamento, prof. orientador)
  • Previsão de conclusão (mês e ano)
  • Endereço de e-mail
  • Número de documento
    • CPF para brasileiros
    • Passaporte para estrangeiros

Importante:

  • O solicitante da conta de convidado será responsável pelo seu uso.

Senhas para eventos devem ser solicitadas ao RDC por professores e funcionários através do formulário disponível na página de Serviços do RDC.

A senha de acesso será personalizada e fará referência ao evento. É obrigatório informar no ato de solicitação:

  • O período (início e término) do evento
  • Número previsto de participantes
  • Nome do evento/seminário/curso

Importante:

  • O solicitante da conta do evento será responsável pelo seu uso.
  • Não afixar a senha em locais públicos acessíveis a desconhecidos. Ao término do evento, cartazes devem ser removidos.

Os usuários cadastrados, por meio de suas instituições, na rede eduroam estarão aptos a acessar esta rede nos Campi da PUC-Rio.

A cobertura da eduroam é a mesma da rede Wi-Fi PUC.

 

Gráficos de uso da rede Wi-Fi PUC