Wi-Fi PUC
A PUC-Rio oferece a seus alunos, professores e funcionários a possibilidade de se conectar à Internet através da sua rede sem-fio, Wi-Fi PUC.
Criar senha de acesso à Rede Wi-Fi PUC
Configure seu dispositivo
Setup your device
Sobre o serviço
- Alunos (cursos regulares), professores e funcionários, com vínculo ativo com a Universidade;
- Alunos dos cursos de extensão, mediante solicitação do IAG ou da CCEC;
- Filiados à AAA, mediante solicitação dessa Associação;
- Convidados e participantes de eventos.
- Os usuários do item 1 devem criar uma senha pessoal na página de Serviços do RDC (acesso com a senha do PUC Online).
- Os usuários dos itens 2 e 3 receberão suas senhas pessoais por e-mail.
- Os usuários do item 4 receberão instruções da organização do evento.
Para se conectar, seu dispositivo deverá ser configurado com uma senha específica.
Aqui você encontra instruções para configurar o seu dispositivo nas redes Wi-Fi PUC e eduroam.
A cobertura da rede Wi-Fi PUC está em constante expansão, com a instalação de novos equipamentos e atualização tecnológica.
Aqui você encontra a relação de áreas nos Campi da PUC-Rio onde a rede Wi-Fi PUC está disponível.
- A rede Wi-Fi PUC destina-se exclusivamente para o provimento de acesso a internet para dispositivos móveis (notebooks, celulares e tablets).
- As senhas de acesso para alunos, professores e funcionários são exclusivamente pessoais, e devem ser utilizadas somente em equipamentos de propriedade do responsável.
- Não é permitida a prestação de serviços através desta rede (ex: hospedagem de servidores em geral, impressoras, câmeras de segurança, leitores biométricos, etc).
- O termo de compromisso firmado entre a PUC-Rio e a RedeRio determina que não é permitido o uso da rede para “atividades com fins estritamente lucrativos/comerciais”.
- O RDC se reserva o direito de suspender o acesso de qualquer usuário ou equipamento cujo tráfego de dados esteja prejudicando o funcionamento da rede ou criando riscos de segurança a outros usuários.
- Quando for detectada a utilização de programas do tipo P2P, por exemplo BitTorrent, o usuário identificado terá seu acesso à rede Wi-Fi PUC imediatamente suspenso, através de revogação da senha de acesso, estando as condições para obtenção de nova credencial de acesso destacadas no item (6) deste documento.
- Os usuários da rede Wi-Fi PUC devem estar atentos à existência de programas em seus equipamentos que utilizem os protocolos não permitidos. Objetivando evitar transtornos desnecessários, recomendamos que tais programas sejam configurados de maneira a não serem automaticamente executados ao se ligar o sistema operacional.
- Outros tipos de tráfego proibidos, por prejudicarem o funcionamento da rede, como, mas não somente, SPAM e SCAN (geralmente em decorrência de contaminação do computador por malwares, virus, cavalos-de-tróia, etc), também sujeitarão seus responsáveis à revogação de acesso.
- A identificação do uso dos protocolos relacionados poderá ser feita por:
- detecção passiva pelo RDC, através de sistema de segurança pelo uso de critérios:
- determinísiticos de identificação de protocolos;
- estatísticos para identificação de protocolos dotados de criptografia ou outros processos de ocultação de tráfego;
- recebimento de notificações de entidades externas confiáveis.
- detecção passiva pelo RDC, através de sistema de segurança pelo uso de critérios:
- A identificação, e consequente restrição de acesso, poderá ocorrer imediatamente, ainda durante a utilização do serviço, ou posteriormente, após análise de registros dos sistemas de segurança ou recebimento de notificações, como descrito no item (4).
- Uma vez revogado o acesso de um usuário, o mesmo estará impedido de requisitar nova credencial de acesso pelos prazos abaixo relacionados:
- primeira ocorrência: 7 dias
- segunda ocorrência: 1 mês
- terceira ocorrência: 2 meses
- quarta ocorrência: 4 meses
- quinta e demais ocorrências: 6 meses
- Ao ser revogada a restrição de acesso do usuário, será emitido um e-mail automático dando ciência do evento. Os alunos deverão manter seus endereços atualizados no SAU Online, assim como os funcionários junto ao RH, como forma de garantir o recebimento de quaisquer notificações.
- Para o usuário que não tiver sofrido restrições nos 12 meses anteriores, uma nova penalidade será considerada como “Primeira ocorrência”, como descrito no item (6a).
- A revogação do acesso afeta todos os dispositivos que utilizam as credenciais do usuário (senha ou certificado) e não somente o dispositivo de origem do tráfego detectado.
- O fornecimento de acesso a terceiros, por cessão da senha pessoal, geração de senhas de convidado, compartilhamento eletrônico do acesso ou empréstimo de equipamento, não isenta o titular das sanções descritas nesse documento.
- Em nenhuma hipótese o RDC fornecerá detalhes sobre a detecção dos eventos causadores da revogação de acesso, como registros (logs), ou detalhes sobre as soluções de detecção (hardware e software) adotadas. Serão informados somente o(s) protocolo(s) identificado(s) e o respectivo período.
Convidados e senhas temporárias
Como proceder:
- Acesse a página e leia as instruções iniciais.
- Escolha a data de expiração da senha (máximo de 7 dias) e clique em “Confirmar”.
- Anote o login e senha fornecidos e informe-os para os seus convidados (a senha não será exibida novamente). A senha permanecerá ativa até o fim do dia escolhido.
Importante:
- O solicitante da conta de convidado será responsável pelo seu uso.
Senhas de convidado com validade superior a 7 dias devem ser solicitadas ao RDC por professores e funcionários através do formulário disponível na página de Serviços do RDC.
Exemplos:- Alunos de pós-doutorado.
- Alunos, professores e pesquisadores visitantes.
- Prestadores de serviço, diretamente envolvidos com a atividade acadêmica da Universidade.
- Nome completo
- Vínculo (curso, departamento, prof. orientador)
- Previsão de conclusão (mês e ano)
- Endereço de e-mail
- Número de documento
- CPF para brasileiros
- Passaporte para estrangeiros
Importante:
- O solicitante da conta de convidado será responsável pelo seu uso.
Senhas para eventos devem ser solicitadas ao RDC por professores e funcionários através do formulário disponível na página de Serviços do RDC.
A senha de acesso será personalizada e fará referência ao evento. É obrigatório informar no ato de solicitação:
- O período (início e término) do evento
- Número previsto de participantes
- Nome do evento/seminário/curso
Importante:
- O solicitante da conta do evento será responsável pelo seu uso.
- Não afixar a senha em locais públicos acessíveis a desconhecidos. Ao término do evento, cartazes devem ser removidos.
Os usuários cadastrados, por meio de suas instituições, na rede eduroam estarão aptos a acessar esta rede nos Campi da PUC-Rio.
Gráficos de uso da rede Wi-Fi PUC