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Laboratório do RDC

Sobre o laboratório

O Laboratório do RDC conta com 230 estações de trabalho, distrbuídas por 10 salas, para auxiliar nos estudos e atividades acadêmicas. Todos os alunos matriculados nos cursos regulares da PUC (graduação e pós-graduação) têm o direito de utilizar o laboratório do RDC. Este direito é estendido aos alunos de determinados cursos de educação continuada, mediante solicitação do IAG e da CCEC.
Para a utilização do Laboratório, é necessário criar uma conta pessoal de usuário.

O Laboratório é localizado no subsolo do prédio Rio Datacentro (RDC).

O acesso ao Laboratório se faz pela escada ou elevador, localizados à esquerda da entrada do prédio.

Para ingressar no Laboratório, identifique-se no balcão de atendimento (subsolo), apresentando seu cartão de identificação, e siga as orientações do funcionário. Caso ainda não disponha do cartão, apresente qualquer documento oficial com foto.

Você receberá um ticket impresso indicando a sala e o número do computador designado. Somente nesse computador será autorizado iniciar a sessão de trabalho. Caso o equipamento apresente alguma falha, comunique o fato a um dos funcionários do Laboratório.

Antes de usar o Laboratório pela primeira vez, crie sua senha de acesso.
Se você for participar de uma aula, não é preciso passar no balcão. Dirija-se diretamente para a sala.

Pessoas com dificuldade de locomoção devem adotar os seguintes peocedimentos.

  • Para acesso às salas do subsolo: utilize o elevador. Caso esteja inoperante, dirija-se ao Atendimento ao Usuário, no térreo do RDC, para solicitar o acesso pela rampa.
  • Para acesso à sala T01 (térreo): dirija-se ao Atendimento ao Usuário, no térreo do RDC, para solicitar o acesso pela rampa.

O horário de funcionamento do Laboratório é de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h45.

As salas são identificadas por códigos que indicam sua localização e as estações de trabalho são numerados.

Os usuários devem observar a indicação de sala e o equipamento a ele designado.

Uso em grupo
  • As salas S10 e S11 destinam-se especificamente à realização de estudos em grupo. Os grupos deverão ser constituídos de, no mínimo, 2 e, no máximo, 4 usuários.
  • Todos os componentes do grupo devem se identificar no balcão de atendimento (subsolo), antes de entrar no laboratório.

Permite o uso por curta duração do laboratório, para acesso à internet ou imprimir um arquivo, sem a necessidade de solicitar a alocação de um computador no balcão de atendimento.

Os computadores para acesso rápido estão disponíveis no hall de entrada do laboratório e ao lado da sala de impressão (final do corredor).

O usuário deverá usar sua senha de acesso ao laboratório.

Estão disponíveis nos computadores do acesso rápido:

  • Navegador (browser)
  • Leitor de Arquivos PDF
  • Pacote Office (Word, Excel, Powerpoint)

As estações do acesso rápido não limitarão o tempo de uso. Cabe a cada um, visando o interesse coletivo, utilizá-las com bom senso, durante o menor tempo possível, cedendo a vez a outros colegas.

Após o uso, pedimos ao usuário que, para sua própria segurança, não se esqueça de encerrar a sua sessão.

Programas de uso geral
Para atender à sua finalidade principal, de apoiar seus usuários em seus trabalhos acadêmicos individuais, todas as salas dispõem dos seguintes programas instalados:

  • Sistema Operacional: Windows 10
  • Produtividade: Microsoft Office Professional 2019
  • Leitor de Arquivos PDF

Programas específicos
Para apoiar as aulas de determinadas disciplinas, softwares específicos estão instalados em algumas sala do laboratório. Consulte aqui a planilha de softwares.


Contas de usuário

A abertura da conta de usuário (ou troca de senha) pode ser feita na página de Serviços do RDC (acesse com a senha do SAU). O processo é imediato e sua senha já estará habilitada para uso.

Caso prefira, você também poderá criar sua conta no Atendimento ao Usuário, situado no térreo do RDC. Tenha em mãos seu cartão de identificação da PUC ou documento oficial com foto.

Sua conta de usuário será formada por letra indicadora do vínculo com a PUC, seguida do número de matrícula.

  • G - Aluno de Graduação
  • P - Aluno de Pós-Graduação
  • C - Aluno de Extensão (CCEC)
  • I - Aluno de Extensão (IAG)
  • F - Funcionário ou Professor

A senha de acesso deverá ser de seu exclusivo conhecimento. O usuário será responsável por qualquer ação para a qual o conhecimento de sua senha seja necessário.

Cada usuário tem direito a 2 GB de área de armazenamento privativa em disco, acessível pelo Windows Explorer ou Meu Computador como a unidade U: .

Apenas o titular da conta terá acesso à sua área de armazenamento, e será inteiramente responsável por seu conteúdo e pela administração do espaço disponível.

A unidade U: só está acessível a partir dos computadores do laboratório do RDC. Para que o usuário possa utilizar os arquivos contidos em sua unidade U: fora do laboratório, ele deverá copiá-los para mídias externas na forma que julgar mais conveniente (e-mail, armazenamento em nuvem ou para mídias removíveis).

Cada usuário é individualmente responsável por cópias de segurança do conteúdo de sua unidade U: que julgue conveniente preservar. Não serão atendidas solicitações de recuperação de arquivos danificados ou apagados acidentalmente pelo próprio usuário.

A conta de acesso ao laboratório será automaticamente desativada após a perda de vínculo do usuário com a Universidade.

  • Há uma tolerância de 30 dias na desativação para alunos de graduação ou educação continuada.
  • Para alunos de pós-graduação (mestrado ou doutorado) há uma tolerância de 180 dias, período para a finalização e entrega da dissertação/tese.

Os arquivos armazenados na unidade U: serão preservados por 30 dias e, posteriormente, eliminados. Dentro desses 30 dias, os arquivos poderão ser recuperados por seu proprietário, que deverá entregar no Atendimento ao Usuário (térreo) uma mídia para a cópia do conteúdo da unidade U: da conta encerrada.


Impressão

No início de cada semestre letivo é concedida a todos os usuários cadastrados uma cota de 100 páginas (papel A4). Caso necessitem, os usuários poderão adquirir cotas suplementares.

O saldo não utilizado da cota semestral (100 páginas) não é cumulativo para o semestre seguinte. Porém, o saldo não utilizado de cotas adquiridas será creditado para o período subsequente.

Recomenda-se que o usuário controle o seu saldo de páginas. A consulta do saldo pode ser feita nos computadores do laboratório, clicando no ícone disponível no canto inferior direito da tela.

Atenção:
  • Caso a cota de 100 páginas já tenha sido excedida, ou venha a ser excedida durante a impressão, o arquivo não será impresso.
  • As impressoras do laboratório são do tipo laser monocromática, não sendo possível a impressão em cores.

As cotas suplementares de 100 páginas são indivisíveis e custam R$ 31,00. O interessado deverá dirigir-se ao Atendimento ao Usuário, no térreo do RDC, e solicitar um boleto de cobrança, que poderá ser pago em qualquer agência bancária.

Não é necessário comprovar o pagamento no Atendimento ao Usuário.

Atenção: A confirmação é automática e pode levar até 2 dias úteis. O saldo de páginas será automaticamente atualizado.

Os alunos têm direito a imprimir gratuitamente uma via da versão final de sua tese de doutorado ou dissertação de mestrado. O documento já deverá estar certificado pela CCPG.

Para providenciar a impressão, o usuário deverá dirigir-se ao balcão de atendimento, no térreo do RDC, e entregar o trabalho a ser impresso em mídia removível (pen-drive ou CD) ou e-mail. A impressão estará disponível em 2 dias úteis.


Reservas e aulas

Estão disponíveis para reservas as seguintes salas do Laboratório:

Subsolo
  • S12 - 18 computadores
  • S13 - 18 computadores
  • S14 - 26 computadores
  • S21 - 30 computadores
  • S22 - 30 computadores
  • S23 - 30 computadores
Térreo
  • T01 - 41 computadores
  • T04 - 24 computadores

A localização e capacidade dessas salas estão discriminadas no item 'Sobre o laboratório / Salas' desta página.

Em todas as salas é permitido que o professor conecte seu notebook diretamente ao projetor, liberando mais um computador para uso por aluno.

Localizado no subsolo do RDC, o “Mini-Auditório” é um ambiente especial, com capacidade para 25 pessoas, dotado de recursos de multimídia e destinado a atividades eventuais, tais como defesas de teses/dissertações e apresentações.

Não serão aceitas reservas deste espaço para aulas de rotina.

Reserva para o semestre
Trata-se de reserva de sala destinada a apoiar disciplinas que, por sua peculiaridade, devem ser total ou parcialmente ministradas no Laboratório.

Reserva ‘avulsa’
Trata-se de reserva destinada a possibilitar o uso do laboratório em uma aula isolada da disciplina/turma.

Os pedidos de reserva devem ser encaminhados através de formulário específico.

Considerando-se que o laboratório é utilizado diariamente das 7h às 22h45, a instalação ou atualização de programas após o início do semestre, ficará condicionada à disponibilidade da sala e da equipe técnica do RDC.

Não serão instalados programas em versão de demonstração (trial), considerando que o emprego desses produtos em atividade outra que não sua avaliação contraria a legislação em vigor.

As mídias para instalação de programas deverão vir acompanhadas de cópia da documentação, prevista no Art 9º da Lei 9609/98 (contrato de licença ou documento fiscal relativo à aquisição ou licenciamento de cópia), que comprove a regularidade do(s) produto(s).

O departamento solicitante deverá informar o nome, e-mail e telefone da pessoa com quem a equipe de suporte do Laboratório entrará em contato para agendar os testes de aceitação dos programas instalados.

Os testes de aceitação dos programas instalados deverão ser conduzidos em tempo hábil para permitir ações corretivas eventualmente necessárias.

Provas com acesso bloqueado à internet
Caso a reserva seja feita para aplicação de prova com o bloqueio de acesso a internet, esta necessidade deve ser informada no pedido de reserva. No dia da prova será disponibilizada uma carta, a ser retirada no Atendimento ao Usuário, no térreo do RDC, com as informações de login e senha para a prova.

Aulas e cursos com usuários externos
Caso a reserva seja para curso onde os usuários não são alunos regulares, professores ou funcionários da PUC-Rio, informe a necessidade de senha específica no pedido de reserva. No dia da aula será disponibilizada uma carta, a ser retirada no Atendimento ao Usuário, no térreo do RDC, com as informações de login e senha para utilização.

O professor (ou monitor), deverá anunciar a sua chegada no balcão de atendimento do Laboratório, para que a sala seja liberada para a turma. Encarece-se a necessidade de que o monitor seja efetivamente aquele cujo nome constou do pedido de reserva.

Tanto o professor/monitor quanto os alunos deverão ter contas de usuário do laboratório.

Do primeiro ao penúltimo horário (7h/9h a 19h/21h)
As atividades em sala deverão ser encerradas 5 minutos antes do término do horário reservado, para evitar atraso na aula seguinte.
O sistema de administração do Laboratório está programado para:
  • 15 minutos antes do término do horário reservado, um aviso será enviado para a tela de todos os usuários da sala, alertando para o encerramento das atividades.
  • 5 minutos antes do término do horário reservado, um novo aviso será enviado para a tela de todos os usuários. Os usuários deverão salvar seus arquivos e iniciar o encerramento das respectivas sessões de trabalho.
  • Ao término do horário reservado, o sistema encerrará automaticamente todas as sessões de trabalho, o que implicará na perda de dados que não tenham sido salvos.
No último horário (21h/22h45)
As atividades no Laboratório encerram-se às 22h45, portanto, pede-se aos professores ou monitores:
  • que observem rigorosamente este horário para encerrar suas atividades em sala. Isto é necessário, a fim de permitir que o pessoal de serviço tenha tempo de desligar as máquinas, de verificar eventuais problemas a corrigir e de preparar o laboratório para as atividades do dia seguinte, dentro de seu turno de trabalho, que termina às 23h.
  • que sejam os últimos a deixar o recinto, certificando-se antes de que todos os alunos já tenham se retirado.

Pedimos aos professores/departamentos que informem ao RDC, por e-mail para reservas@puc-rio.br, tão logo uma reserva não seja mais necessária.

Assim, a sala poderá ser prontamente liberada para outra destinação.

Tempo de espera
O tempo máximo de espera pelo professor (ou monitor) é de 20 minutos. Decorrido este intervalo, a sala poderá ser liberada para os usuários individuais, dependendo da necessidade imposta pela fila de espera.

Procedimentos para casos de não comparecimento
Solicita-se ao professor que saiba antecipadamente de sua impossibilidade de comparecer ao laboratório em data determinada, que avise ao RDC pelo e-mail reservas@puc-rio.br.
Caso o professor (ou monitor), pela segunda vez consecutiva, não tenha comparecido à atividade para que a sala foi reservada, deverá, dentro de 1 dia útil, confirmar seu interesse em manter as reservas posteriores para a turma. Na falta desta informação, as reservas subsequentes serão canceladas, para que a sala possa ter outra destinação.


Regras de Uso

O Laboratório é um local de estudo, devendo ser observado o silêncio nas salas de uso individual e áreas comuns. Para assegurar as boas condições de trabalho e concentração para todos, é vedada a permanência de pessoas no corredor interno do Laboratório.

Para preservar as condições de limpeza do Laboratório e dos equipamentos, NÃO é permitido comer, beber e fumar em suas dependências.

Após digitar sua senha, a tela do computador exibirá as regras de uso do laboratório. A sessão só será iniciada após o usuário confirmar que está ciente das regras e que concorda em submeter-se a elas.

Cada sessão de trabalho terá no máximo 2 (duas) horas de duração. Ao expirar este período, a sessão será interrompida automaticamente pelo sistema de administração do Laboratório. Será exibido um aviso 10 minutos antes do término da sessão. O usuário poderá solicitar, no balcão de atendimento, a renovação da sessão, caso não exista fila de espera.

A liberdade de cada usuário vai até onde suas ações possam a interferir com a conveniência de terceiros. Entende-se que essa interferência decorre não só de inconvenientes deliberadamente provocados, mas também do uso de recursos que sobrecarreguem a capacidade de redes e equipamentos.

Considerando a finalidade dos laboratórios e dos bens de informática disponíveis, as seguintes ações são terminantemente proibidas:

  • Modificar configuração de programas ou equipamentos, sem que isso seja estritamente autorizado, como parte de atividade acadêmica, e na presença de supervisor habilitado.
  • Tentar interferir, não importando de que forma ou com que finalidade, em qualquer dos sistemas computacionais da Universidade ou, ainda, nos recursos à disposição dos demais usuários.
  • Assumir identidade de outra pessoa para ter acesso aos laboratórios ou aos recursos neles instalados.
  • Permitir que alguém assuma sua identidade para acesso aos laboratórios ou aos recursos neles instalados.
  • Tentar obter acesso a contas e arquivos que não de sua propriedade ou aqueles cujo acesso não lhe tenha sido legitimamente facultado, mesmo que esse ato, em si, não infrinja qualquer dispositivo legal.
  • Utilizar os recursos dos laboratórios de modo dissociado das atividades acadêmicas a que se destinam (por exemplo: jogos, atividades comerciais ou que visem lucro, redes sociais, entre outros).
  • Exibir na tela do monitor imagens que, mesmo não caracterizando ilícito penal, provoquem constrangimento aos demais usuários ou sejam incompatíveis com o ambiente acadêmico.
  • Falar em voz alta ou ter atitudes que prejudiquem a concentração dos demais usuários, ou que sejam incompatíveis com ambiente destinado ao trabalho e ao estudo.

Determinadas ações, além de denotar falta de ética, infringem a legislação em vigor. Constituem atos ilícitos, previstos em Lei:

  • Ameaçar, difamar ou assediar outra pessoa por qualquer método de comunicação eletrônica.
  • Fazer acesso ou promover a divulgação de material (texto, som ou imagem) de caráter obsceno.
  • Praticar qualquer tipo de discriminação relativa a raça, sexo ou credo religioso.
  • Copiar ou utilizar programas e arquivos em desrespeito a direitos autorais assegurados por lei (ou seja, “pirataria” de software, músicas, imagens, videos, etc).
  • Empregar os recursos computacionais disponíveis na violação de sistemas internos ou externos à Universidade.

Seus pertences:
Cabe aos usuários a responsabilidade pela guarda de seus pertences. O RDC não se responsabiliza por objetos esquecidos no Laboratório.

Objetos esquecidos no Laboratório ficarão recolhidos na Secretaria do RDC (3º andar), onde poderão ser reclamados por seus proprietários. Ao final de cada semana, os objetos encontrados serão encaminhados à Prefeitura do Campus (Térreo do prédio Frings).

Todas as dependências do laboratório são protegidas por sistema de câmeras de segurança e alarme de incêndio.


Sua sessão de trabalho:
Nunca deixe sua estação de trabalho desprotegida. Infelizmente, já foram registrados casos em que computadores desacompanhados e com sessões ativas. foram utilizados por terceiros. Nestas ocasiões, ocorreram danos a arquivos, utilização de cota de impressão e até mesmo o acesso a sites inadequados.

Para bloquear sua estação, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone mostrado na figura acima (no canto inferior direito de tela). Será exibida a tela abaixo, para que o usuário efetive o bloqueio.

Salve os seus arquivos antes de bloquear sua estação de trabalho!

O procedimento de logoff
Caso tenha concluído seu trabalho antes do limite de 2 horas, faça o logoff, encerrando sua sessão. Isto permitirá que o micro conste imediatamente como “disponível” para outras pessoas. Recomenda-se que o usuário salve previamente seus arquivos de trabalho.

Cabe aos usuários a responsabilidade pela guarda de seus pertences. O RDC não se responsabiliza por objetos esquecidos no Laboratório.

Objetos esquecidos no Laboratório ficarão recolhidos na Secretaria do RDC (3º andar), onde poderão ser reclamados por seus proprietários. Ao final de cada semana, os objetos encontrados serão encaminhados à Prefeitura do Campus (Térreo do prédio Frings).

O encerramento automático da sessão de trabalho
A sessão de trabalho será encerrada automaticamente após ao término do período de 2 horas.
Recomenda-se que o usuário salve periodicamente seus arquivos de trabalho, especialmente nos 15 minutos finais do período.

Caso o alarme de incêndio dispare, mantenha a calma, apanhe os seus pertences e dirija-se para a saída mais próxima. As duas portas de emergência (no final do corredor do subsolo e ao lado da sala T01, no térreo) dispõem de alavancas de pânico que permitem sua rápida abertura.

Observação: Visando a segurança de nossas instalações, as saídas de emergência são cobertas pelo sistema de câmeras do RDC e, quando são abertas, é disparado um alarme sonoro. As portas de emergência só podem ser utilizadas em casos de real emergência.

O Laboratório conta com pessoal de serviço, encarregado de controlar horários e garantir a boa utilização de suas instalações.

Estes funcionários têm autoridade para intervir em quaisquer atos considerados prejudiciais ao ambiente de trabalho, ou que possam causar dano ao patrimônio da PUC, podendo o usuário ser penalizado pela sua prática.