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Brasão da PUC-Rio
Central de atendimento: (21) 3736-1481 / (21) 3527-1481 / cat@puc-rio.br

Correio Eletrônico


Informações gerais

O serviço de correio eletrônico da PUC-Rio é administrado pelo RDC e destina-se primordialmente a apoiar as atividades acadêmicas e administrativas no âmbito da Universidade.
  • Os usuários do serviço de correio eletrônico são professores, alunos e funcionários, cujos vínculos com a PUC-Rio estejam ativos.
Nesta página estão compiladas as regras de uso do serviço, orientações gerais e instruções para acesso e configuração de programas clientes.
Disponível para alunos dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação que possuam senha no SAU Online.
  • O endereço eletrônico será: nome-de-login@aluno.puc-rio.br.
O aluno deverá escolher um nome-de-login que:
  1. apresente alguma analogia ou semelhança com seu nome ou número de matrícula;
  2. não possa ser associado a marcas comerciais de qualquer natureza;
  3. não possa ser confundido com sigla/abreviatura de unidade organizacional da PUC-Rio;
  4. não seja ou pareça ofensivo.
Como solicitar: A criação da conta está disponível online, na página de Serviços do RDC (acesse com a senha do SAU Online). No card “Correio eletrônico”, selecione “Crie seu e-mail”.
Importante:
  • A conta que permanecer 2 anos sem acessos será automaticamente cancelada.
Disponível para professores dos quadros principal e complementar cujos vínculos com a PUC-Rio estejam ativos.
  • O endereço eletrônico será: nome-de-login@puc-rio.br.
O professor deverá escolher um nome-de-login que:
  1. apresente alguma analogia ou semelhança com seu nome;
  2. não possa ser associado a marcas comerciais de qualquer natureza;
  3. não possa ser confundido com o nome-de-login de conta institucional ou com sigla/abreviatura de unidade organizacional da PUC-Rio;
  4. não seja ou pareça ofensivo.
Como solicitar: Preencha o formulário de abertura de conta na página de Serviços do RDC (acesse com a senha do SAU).
Importante:
  • A conta que permanecer 270 dias sem acessos será automaticamente cancelada.
Disponível para funcionários técnico-administrativos com vínculo ativo.
  • O endereço eletrônico será: nome-de-login@puc-rio.br.
O funcionário deverá escolher um nome-de-login que:
  1. apresente alguma analogia ou semelhança com o nome do usuário da conta;
  2. não possa ser associado a marcas comerciais de qualquer natureza, ou a pessoa jurídica que não a PUC-Rio;
  3. não possa ser confundido com o nome-de-login de conta institucional ou com sigla/abreviatura de unidade organizacional da PUC-Rio;
  4. não seja ou pareça ofensivo.
Como solicitar: Preencha o formulário de abertura de conta na página de Serviços do RDC (acesse com a senha do SAU).
Importante:
  • A conta que permanecer 270 dias sem acessos será automaticamente cancelada.
Disponível para funções e cargos cujas atividades, no entender da chefia da respectiva unidade organizacional, demandem uma conta de e-mail.
  • O endereço eletrônico será: nome-de-login@puc-rio.br.
O professor/funcionário responsável deverá escolher um nome-de-login que:
  1. seja claramente impessoal (não deve apresentar analogia ou semelhança com o nome do eventual usuário da conta);
  2. não possa ser associado a marcas comerciais de qualquer natureza, ou a pessoa jurídica que não a PUC-Rio;
  3. não seja constituído exclusivamente por palavra de uso genérico, associada a cargos, funções ou serviços que não sejam únicos no universo de usuários do serviço de correio eletrônico (p.ex.: 'administrador', 'coordenador', 'decano', 'diretor', 'professor', 'secretaria', 'suporte', etc);
  4. não seja ou pareça ofensivo.
Como solicitar: O titular da unidade organizacional a que a conta estará vinculada, ou pessoa designada a agir em seu nome, deverá preencher o formulário de abertura de conta na página de Serviços do RDC (acesse com a senha do SAU).
Importante:
  • A conta que permanecer 270 dias sem acessos será automaticamente cancelada.
  • Caso o responsável pela conta perca o vínculo com a Universidade, a unidade organizacional deverá indicar um novo responsável pela mesma.
Disponível para professores visitantes e pesquisadores, sem vínculo empregatício com a PUC-Rio, envolvidos em atividades acadêmicas em proveito da Universidade.
  • O endereço eletrônico será: nome-de-login@esp.puc-rio.br.
O usuário deverá escolher um nome-de-login que:
  1. apresente alguma analogia ou semelhança com o nome do usuário da conta;
  2. não possa ser associado a marcas comerciais de qualquer natureza;
  3. não possa ser confundido com o nome-de-login de conta institucional ou com sigla/abreviatura de unidade organizacional da PUC-Rio;
  4. não seja ou pareça ofensivo.
Como solicitar: O professor ou funcionário responsável pela conta, com a concordância do titular da unidade organizacional, deverá preencher o formulário de abertura de conta especial, disponível na página de serviços do RDC (acesse com a senha do SAU).
Importante:
  • A conta especial tem, por padrão, validade de 1 ano, sendo automaticamente bloqueada ao fim deste prazo. Trinta dias antes do prazo será enviada uma notificação.
  • A conta poderá ser renovada somente à pedido do titular da unidade organizacional ao qual a conta está vinculada, ou pessoa designada a agir em seu nome.
  • Trinta dias após o bloqueio, não havendo um pedido de renovação, a conta é encerrada não sendo possível recuperar o conteúdo anteriormente armazenado.
  • A conta que permanecer 270 dias sem acessos será automaticamente cancelada.
Para ex-alunos, regularmente associados à AAA.
  • O endereço eletrônico será: nome-de-login@aaa.puc-rio.br.
O nome-de-login pode ser escolhido pelo usuário, que deverá cuidar para que este:
  1. apresente alguma analogia ou semelhança com o nome do usuário da conta;
  2. não possa ser associado a marcas comerciais de qualquer natureza;
  3. não possa ser confundido com sigla/abreviatura de unidade organizacional da PUC-Rio;
  4. não seja ou pareça ofensivo.
Abertura: Através da AAA, que enviará a solicitação ao RDC.
 Importante:
  • A conta AAA tem validade de até 1 ano, sendo automaticamente bloqueada ao fim deste prazo. Trinta dias antes do prazo será enviada uma notificação.
  • A conta somente será renovada à pedido do AAA.
  • Trinta dias após o bloqueio, não havendo um pedido de renovação, a conta é encerrada não sendo possível recuperar o conteúdo anteriormente armazenado.
  • A conta que permanecer 270 dias sem acessos será automaticamente cancelada.

Encerramento de conta

As contas de alunos podem ser encerradas nos seguintes casos:
  1. imediatamente, caso o vínculo do aluno com a PUC-Rio seja encerrado (trancamento, formatura, matrícula não renovada, etc);
  2. por inatividade, após 2 anos sem acesso ao Webmail, POP ou IMAP;
  3. por solicitação do próprio aluno, na página de Serviços do RDC.
As contas de professores podem ser encerradas nos seguintes casos:
  1. imediatamente, caso o vínculo do professor com a PUC-Rio seja encerrado (exceto professores titulares e eméritos);
  2. por inatividade, após 9 meses sem acesso ao Webmail, POP ou IMAP;
  3. por solicitação do próprio professor, na página de Serviços do RDC.
As contas de funcionários podem ser encerradas nos seguintes casos:
  1. imediatamente, caso vínculo do funcionário com a PUC-Rio seja encerrado;
  2. por solicitação da gerência da unidade organizacional ao qual o funcionário esteja lotado;
  3. por inatividade, após 9 meses sem acesso ao Webmail, POP ou IMAP;
  4. por solicitação do próprio funcionário, na página de Serviços do RDC.
As contas institucionais podem ser encerradas nos seguintes casos:
  1. após o encerramento do vínculo do professor ou funcionário responsável, sem a indicação de substituto. O RDC entrará contato com a unidade organizacional à qual a conta está vinculada, e somente procederá o cancelamento se não obtiver resposta;
  2. por solicitação do responsável pela conta, do titular da unidade organizacional, ou pessoa designada a agir em seu nome;
  3. Por inatividade, após 9 meses sem acesso ao Webmail, POP ou IMAP;
  4. Por solicitação do professor/funcionário responsável, através do formulário na página de Serviços do RDC.
  5. para contas temporárias, ao término do prazo de validade, sem que seja solicitada renovação.
As contas especiais podem ser encerradas nos seguintes casos:
  1. ao término do prazo de validade da conta, sem que seja solicitada renovação;
  2. por solicitação do responsável pela conta, do titular da unidade organizacional, ou pessoa, designada a agir em seu nome;
  3. por inatividade, após 9 meses sem acesso ao Webmail, POP ou IMAP;
  4. por solicitação do professor/funcionário responsável através do formulário, na página de Serviços do RDC.
As contas de ex-alunos (AAA) podem ser encerradas nos seguintes casos:
  1. ao término do prazo de validade da conta, sem que seja solicitada renovação pela AAA;
  2. por solicitação da AAA;
  3. por inatividade, após 9 meses sem acesso ao Webmail, POP ou IMAP;
  • O processo de encerramento da conta de e-mail é iniciado com o bloqueio de acesso. Nessa etapa, o redirecionamento de mensagens permanece funcionando, mas não é possível acessar a caixa-postal (Webmail, POP ou IMAP) e nem enviar e-mails (SMTP).
  • Após 30 dias do bloqueio, há o encerramento efetivo da conta, com a desativação do redirecionamento e exclusão de todas as mensagens armazenadas, sem a possibilidade de recuperação.

Dúvidas e recomendações

É possível redefinir a sua senha em caso de esquecimento ou perda.
  1. Acesse a página de Serviços do RDC, com sua senha do SAU Online.
  2. Leia as orientações disponíveis na página.
  3. Escolha a conta para a qual deseja refefinir a senha. Você pode redefinir a senha das contas pessoais ou institucionais que estejam vinculadas à sua matrícula.
  4. Confirme que escolheu a conta corretamente.
  5. Responda às perguntas de segurança (serão solicitados dados pessoais, como parte do CPF ou data de nascimento). 
  6. Leia as orientações finais.
  7. O sistema irá gerar uma nova senha para você e exibir na tela.
  • Atenção: A nova senha será exibida somente uma vez!
  • Anote-a ou copie/cole no seu navegador ou aplicativo.
  • Para trocar a nova senha, leia as orientações abaixo em Troca de senha.
 
Para trocar a senha de acesso à sua conta de e-mail:
  • Acesse o Webmail
  • Clique em Configurações e Senha
  • Escolha uma senha com 8 ou mais caracteres e que contenha letras e números.
Tela da troca de senha no Webmail
Para sua maior segurança:
  • Crie uma senha com 10 caracteres, ou mais.
  • Misture maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais.
  • Não utilize palavras, nomes ou datas de fácil adivinhação.
Atenção: Ao trocar a senha de acesso, será necessário ajustar as configurações dos clientes de e-mail associados à sua conta.
Atenção: É proibido o redirecionamento automático de e-mail corporativo (@puc-rio.br e @esp.puc-rio.br) para domínios externos, inclusive para endereços de e-mail pessoais. Saiba mais.
É possível configurar o redirecionamento automático de mensagens para até 3 endereços de e-mail.
  • Acesse o Webmail
  • Clique em Configurações e Redirecionamento Automático
  • Digite até 3 endereços para onde as mensagens recebidas serão redirecionadas.
  • Ao selecionar a opção “Manter cópia em sua conta”, as mensagens também serão armazenadas na sua caixa postal, ocupando o espaço disponível. Deixe essa opção desligada se a conta de e-mail estiver sendo usada somente para encaminhamento de mensagens.
Tela da configuração de redirecionamento, no Webmail  
É possível configurar uma resposta automática, que será enviada automaticamente como resposta às mensagens recebidas. O texto pode conter até 500 caracteres.
  • Acesse o Webmail
  • Clique em Configurações e Resposta automática
  • Selecione a opção para ativar a resposta automática e digite o texto da resposta.

Atenção: Por razões de segurança, somente uma resposta automática será enviada por semana para um mesmo remetente.
Cada usuário terá direito a uma caixa postal de:
  • 12 GB (professores, funcionários e contas institucionais)
  • 4 GB (alunos, contas especiais e AAA).
Este espaço engloba todo o conteúdo armazenado, nas pastas originais do sistema e as criadas pelo próprio usuário.

Atenção:

  • Caso o limite seja ultrapassado, a caixa postal do usuário não poderá receber novas mensagens. A conta ficará bloqueada para recepção até que, por ação do usuário, seja liberado o espaço necessário.
  • Mensagens a serem preservadas poderão ser salvas localmente em clientes POP/IMAP.
  • Caso precise de ajuda, entre em contato com o CAT pelo ramal 1481 ou cat@puc-rio.br.
  • O tamanho máximo por mensagem enviada ou recebida, incluindo anexos, é de 50 MBytes. Mensagens maiores serão recusadas pelo servidor.
  • No Webmail, o tamanho máximo por mensagem enviada, incluindo anexos, é de 30 MBytes.
Atenção: Evite enviar mensagens com mais de 20 MBytes, pois há maior chance de serem recusadas pelo serviço do destinatário.
  • Por motivo de segurança o serviço de e-mail limita a quantidade de mensagens que usuários podem enviar diariamente. Os limites são elevados e não criam transtornos ao uso normal do serviço, visando apenas impedir o envio excessivo, que poderia prejudicar os servidores de correio.
  • O usuário que for impedido de enviar mensagens por extrapolar os limites do serviço deve entrar em contato com o RDC para verificação de um possível comprometimento da sua conta.
  • Para o envio em grandes volumes (mailing) é recomendável o uso do serviço de Listas de Correio Eletrônico do RDC.
  • Caso precise de ajuda, entre em contato com o CAT pelo ramal 1481 ou cat@puc-rio.br.
Todos os e-mails recebidos são analisados por filtros Anti-Spam e Anti-Virus. Ambos têm eficácia elevada e são configurados para bloquear o maior número possível de mensagens indesejadas, sem interferir no recebimento de mensagens legítimas. Para desativar (ou ativar) a análise pelo Anti-Spam:
  • Acesse o Webmail
  • Clique em Configurações e Anti-Spam
  • Clique no botão para Ativar/Desativar a filtragem.




Importante:
  • Após a desativação do recurso Anti-Spam, as nova mensagens recebidas serão entregues sem essa análise.
  • As alterações podem levar até 60 minutos para serem efetivadas.
 

Configuração de cliente de e-mail

Roteiros para configuração de contas @aluno/@esp/@aaa.puc-rio.br nos principais clientes de e-mail: