Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio
Central de atendimento: (21) 3736-1481 / (21) 3527-1481 / cat@puc-rio.br

Limites impostos e recomendações

Limite de tamanho da caixa postal

Cada usuário terá direito a uma caixa postal de 12 GB (funcionários e institucionais) ou 4 GB (demais contas). Este espaço inclui as pastas originais do sistema e as criadas pelo próprio usuário.

Atenção:

Caso o limite seja ultrapassado, a caixa postal do usuário não poderá receber novas mensagens. A conta ficará bloqueada para recepção até que, por ação do usuário, seja liberado o espaço necessário.

Mensagens a serem preservadas poderão ser salvas localmente em clientes POP/IMAP. Como configurar seu cliente.

Limite para permanência de mensagens na pasta  “Entrada” (Inbox)

As mensagens recebidas pela conta do usuário são depositadas na pasta “Entrada” (Inbox). Esta pasta não deve ser considerada como local de armazenamento permanente, mas sim como um ponto de triagem, em que o usuário descartará as mensagens desnecessárias e transferirá aquelas que deseja preservar para outros locais (no servidor, em pastas que tenha criado, ou localmente em sua estação de trabalho).

Atenção:

Para evitar a degradação do funcionamento do servidor, o sistema apagará automaticamente todas as mensagens armazenadas na pasta “Entrada” por mais de  120 dias, sem possibilidade de recuperação. Esta limitação não se aplica para contas do domíno @puc-rio.br.

As mensagens a serem preservadas poderão ser transferidas para outras pastas ou salvas localmente em clientes POP/IMAP. Como configurar seu cliente.

O RDC é responsável pelo backup do serviço de e-mail, garantindo o seu funcionamento e entrega das mensagens aos usuários. Esse backup, além dos arquivos internos do sistema, contempla apenas as mensagens existentes nas pastas “Entrada”, durante o período de 120 dias mencionado no item anterior.

Tanto as mensagens descartadas após esse prazo quanto as baixadas pelos usuários para seus dispositivos locais não são preservadas pelo backup. Estarão, portanto, fora do alcance do RDC e caberá, a cada usuário resguardá-los em local que lhe seja conveniente.

Limite de tamanho de mensagens enviadas

O tamanho máximo por mensagem enviada ou recebida, incluindo anexos, é de 50 MBytes. Mensagens maiores serão recusadas pelo servidor.

No Webmail, além do limite acima, o tamanho máximo por mensagem enviada, incluindo anexos, é de 20 MBytes.

* Para o serviço de Listas de Correio, consulte aqui.

Limite de quantidade de mensagens enviadas

Por motivo de segurança o serviço de e-mail limita a quantidade de mensagens que usuários podem enviar diariamente. Os limites são elevados e não criam transtornos ao uso normal do serviço, visando apenas impedir o envio excessivo, que poderia prejudicar os servidores de correio.

O usuário que for impedido de enviar mensagens por extrapolar os limites do serviço deve entrar em contato com o RDC para verificação de um possível comprometimento da sua conta.

Para o envio em grandes volumes (mailing) é recomendável o uso do serviço de Listas de Correio Eletrônico do RDC.

Dicas para manter sua caixa postal desobstruída

a) Usuário de cliente POP/IMAP (Outlook, Thunderbird, etc)

Caso tenha configurado o cliente para manter mensagens lidas no servidor:

As mensagens recebidas, mesmo após terem sido lidas pelo cliente, continuarão ocupando espaço na pasta “Entrada” (“Inbox”) no servidor.

Caberá ao usuário liberar espaço em sua caixa postal. Terá para isto duas opções:

(1) Alterando a configuração do cliente, para apagar mensagens do servidor seletivamente ou a partir de determinado número de dias.

(2) Utilizando acesso via Webmail para apagar mensagens seletivamente.

Caso tenha configurado o cliente para excluir mensagens lidas no servidor:

A pasta “Entrada” (“Inbox”) no servidor só conterá as mensagens recebidas após o último acesso do cliente POP. Todo este conteúdo será transferido para o cliente POP e a pasta “Entrada” (“Inbox”) será esvaziada.

O usuário deve estar ciente de que as mensagens lidas só estarão disponíveis na estação de trabalho, hospedeira do cliente POP, para onde foram transferidas.

b) Usuário do Webmail

O usuário deverá procurar manter a pasta “Entrada” (“Inbox”) permanentemente vazia. Para isto, deverá criar pastas para onde transferirá as mensagens recebidas a serem preservadas, apagando as demais.

Caso o espaço de armazenamento (considerando todas as pastas do usuário) seja ultrapassado, o usuário deverá liberar espaço em sua caixa postal, utilizando o próprio Webmail. As mensagens a serem preservadas poderão ser baixadas como arquivo na sua estação de trabalho (via Webmail) ou transferidas para arquivamento local (via cliente POP).