3. Utilização do Laboratório

< Contas de usuário Menu Acesso rápido >

3.1. Ingresso

Para ingressar no Laboratório, o usuário deverá retirar uma senha no dispensador e aguardar a chamada pelo painel luminoso.

Ao ser chamado, apresentará a senha e cartão de identificação no balcão de atendimento e deverá seguir as orientações do funcionário de serviço. Caso ainda não disponha do cartão, o usuário poderá apresentar qualquer outro documento oficial de identificação, com fotografia, e número de matrícula.

A ordem de chamada estabelecida pelas senhas impressas será rigorosamente observada. Caso o usuário chamado pelo painel luminoso não esteja presente, a vez será dada àquele que portar a senha imediatamente seguinte.

 

3.2. Controle, pelo balcão, das estações de trabalho

a) Disponibilidade das estações de trabalho

A disponibilidade das estações de trabalho é controlada pelo funcionário de serviço no balcão, com o auxílio de programa de administração do Laboratório.

b) Designação de estação de trabalho

Após ter sido identificado no balcão, o usuário receberá um boleto impresso, que indica a sala e o número do micro. O usuário só conseguirá abrir sua sessão de trabalho no micro que lhe tenha sido designado. Caso o micro designado apresente algum defeito, o usuário deverá comunicar o fato imediatamente a um dos funcionários de serviço no Laboratório.

 

3.3. Programas disponíveis nas estações de trabalho

O Laboratório do RDC destina-se primordialmente a uso geral e dispõe dos programas mais utilizados para atender a esta finalidade: processador de texto, planilha eletrônica, editor de apresentações e nabegador (browser).

Os programas específicos, instalados em algumas salas, adquiridos com recursos de departamentos acadêmicos, destinam-se às aulas de disciplinas/turmas oferecidas por esses departamentos, ministradas nessas salas. Os usuários, portanto, não deverão contar com que lhes sejam designadas estações de trabalho com tais programas específicos.

Para mais informações: Relação de softwares instalados no Laboratório (PDF).

 

3.4. A sala de estudo em grupo

A sala S12 destina-se especificamente à realização de estudos em grupo. Esses grupos deverão ser constituídos de, no mínimo, 2 e, no máximo, 4 usuários.
Um dos usuários deverá ser o responsável pelo grupo de estudo. Este usuário, além de identificar-se no balcão, deverá informar o nome e a matrícula dos componentes de seu grupo, certificando-se de que este permanecerá dentro dos limites (2 a 4 usuários) estabelecido no parágrafo anterior.

 

3.5. Situações especiais

Na falta de outro micro disponível, caso o usuário aceite submeter-se às regras abaixo, o funcionário do balcão poderá designá-lo para:

a) Micro localizado em sala reservada para aula no horário seguinte

O usuário será informado do horário em que a sala passará a ser utilizada em aula e deve estar ciente de que sua sessão de trabalho será encerrada automaticamente, a partir dessa hora, sem intervenção do funcionário do balcão.

b) Micro localizado na sala de estudo em grupo (S12)

O usuário será informado de que, caso não haja mais equipamentos disponíveis nesta sala e um grupo de estudo se apresente ao balcão, deverá encerrar sua sessão imediatamente, ao ser avisado. O funcionário do balcão tem ordem para encerrar remotamente a sessão, após o tempo suficiente para que o atual ocupante do micro salve os seus arquivos.

 

3.6. Durante a sessão de trabalho

3.6.1. A atitude do usuário

O Laboratório é um local de estudo, devendo ser observado silêncio em suas dependências. Para assegurar boas condições de trabalho e concentração para todos, é vedada a permanência de pessoas no corredor interno do Laboratório.

Para preservar as condições de limpeza do Laboratório e a integridade dos equipamentos, os usuários não podem comer, beber e nem, evidentemente, fumar em suas dependências.

Antes que o usuário inicie seus trabalhos, a tela de sua estação exibirá as regras de uso das estações de trabalho a serem observadas. A sessão só será iniciada após o usuário ter certificado que tomou conhecimento dessas regras e que concorda em submeter-se a elas.

3.6.2. Duração das sessões de trabalho

Cada sessão de trabalho terá no máximo 2 (duas) horas de duração. Ao expirar este período, a sessão será interrompida automaticamente pelo sistema de administração do Laboratório. O aluno poderá solicitar, no balcão de atendimento, a renovação da sessão, caso não exista fila de espera.

 

3.7. Informações importantes para a preservação dos dados do usuário

a) O bloqueio da sessão de trabalho

O usuário jamais deverá deixar sua estação de trabalho desprotegida. Infelizmente, já foram registrados casos em que micros, abandonados com sessões ativas. foram utilizados por pessoas inescrupulosas. Nestas ocasiões, ocorreram danos a arquivos, utilização de cota de impressão e até mesmo acesso a sites pornográficos.

Para bloquear sua estação, o usuário deverá clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone mostrado na figura acima, no canto inferior direito de sua tela. Ao fazer isto, será exibida a caixa mostrada abaixo, para que o usuário confirme e efetive o bloqueio.


Recomenda-se encarecidamente que o usuário salve seus arquivos de trabalho antes de bloquear sua estação de trabalho.

b) O procedimento de logoff

Caso o usuário tenha concluído seu trabalho antes do limite de 2 horas, o usuário deverá fazer o logoff, encerrando sua sessão. Isto permitirá que o micro apareça imediatamente com o status de “disponível” na tela do sistema de administração do Laboratório.
Recomenda-se que o usuário salve previamente seus arquivos de trabalho.

c) O encerramento automático da sessão de trabalho

Como mencionado no item 3.6.2, a sessão de trabalho será encerrada automaticamente após o transcurso do período de 2 horas.
Recomenda-se que o usuário salve periodicamente seus arquivos de trabalho, especialmente nos 15 minutos finais do período que lhe foi destinado.