A Intranet PUC

Finalidade e Características

A Intranet destina-se à conexão de estações de trabalho para acesso aos sistemas corporativos de acesso restrito. Os usuários desta rede são aqueles que, em decorrência de suas atribuições, têm necessidade de acesso aos sistemas corporativos acima citados. Além deste acesso, as estações de trabalho podem ter acesso aos serviços usuais da Internet (navegação na Web, correio eletrônico, etc). Este acesso não é um direito inerente a todos os usuários da Intranet; está sujeito à aprovação da chefia imediata.

Todos os equipamentos ligados à Intranet são instalados e configurados pelo RDC, de acordo com as políticas de segurança vigentes e com um conjunto padrão de programas de uso geral.

A Intranet é invisível para pontos externos a ela. Esta invisibilidade, assegurada por sistemas de proteção, é necessária para a segurança dos dados processados e armazenados que nela trafegam.

Este processo esta representado na imagem abaixo:

MapaIntranet

 

Armazenamento de dados

Os usuários da Intranet, além do disco local da estação de trabalho, ainda dispõem de uma área privativa no servidor de arquivos, com 2GB de capacidade, que será mapeada com o seu nome de usuário. Essa área é privativa, e estará disponível em qualquer estação de trabalho em que o usuário efetuar logon. Esta área é protegida pela rotina diária de backup.

Dados salvos localmente (drive C) na estação de trabalho, são de responsabilidade do usuário, inclusive backup,  e estarão disponíveis apenas na estação em que foram salvos.

IMPORTANTE: Não é permitido salvar arquivos de áudio, vídeo ou fotos, nem executar programas ou scripts. Caso sejam detectados arquivos nos formatos acima mencionados, os mesmos poderão ser automaticamente removidos.

Diretório compartilhado

Caso seja de interesse das unidades organizacionais, será permitida a criação de diretório compartilhado para um grupo restrito de usuários. Para solicitar a criação desse diretório, basta o responsável pela unidade organizacional enviar e-mail ao CAT do RDC informando o nome da pasta, estimativa de espaço a ser utilizado, a lista de usuários e as respectivas permissões (Leitura/Escrita/Alteração). IMPORTANTE: As regras para utilização de arquivos no diretório compartilhado, são as mesmas mencionadas no item acima.

O acesso à Intranet 

Os usuários deverão ter conta de acesso à Intranet, cuja abertura deve ser solicitada pelos titulares das unidades organizacionais.

Para acesso aos sistemas corporativos (ex.: SAU, SGU), caberá ao usuário solicitar a conta de acesso diretamente à equipe responsável pelo sistema.

Acesse Intranet (Rede Segura) para instruções de criação/alteração de usuário e instalação/ativação de máquinas.