9.2.1 Reservas para o semestre

< Reserva de salas Menu

O RDC solicitará aos departamentos o envio dos pedidos de reserva por ocasião do encerramento do prazo de cadastro do oferecimento de disciplinas, para o planejamento acadêmico, no SPA. Nesta ocasião, o RDC estabelecerá uma data-limite para o recebimento das solicitações de reserva. Esta antecipação é necessária para que possa ser planejada a distribuição das salas do Laboratório e a instalação dos programas necessários.

Antes de encaminhar o pedido deste tipo de reserva, os departamentos deverão ponderar quantos tempos de aula necessitam efetivamente ser ministrados em laboratório, considerando o número limitado de salas e a crescente demanda por este espaço.

Os departamentos deverão observar os itens abaixo:

a) Origem dos pedidos de reserva para o semestre:

Os pedidos de reserva para o semestre deverão ser encaminhados ao RDC formalmente (por CI ou Ofício) pelo Diretor do departamento ou pelo Coordenador de Graduação ou de Pós, conforme o caso.

b) Informações necessárias:
  • Código da disciplina/turma.
  • Nome do Professor (e Monitor, se houver).
  • Programa(s) especial(ais) necessário(s) – Ver item 3.3.
  • Endereço de correio eletrônico e/ou telefone para contato.

Observações:

  • As duas primeiras informações são necessárias para a habilitação de acesso no Sistema de Controle do Laboratório. As duas últimas, para que o Professor seja chamado para testar o funcionamento de programa especial instalado.
  • O número máximo de alunos que as salas podem suportar é o equivalente ao dobro do número de estações de trabalho existentes, nas salas do subsolo, e uma vez e meia, nas salas do térreo. Para o “Mini-Auditório”, considerando suas características, a lotação de 24 lugares para o público não poderá ser ultrapassada. A capacidade das salas é mostrada no item Informações Gerais.
c) Processamento dos pedidos de reserva para o semestre:

O RDC não tem competência acadêmica para atribuir prioridades aos pedidos de reserva, que serão processados por ordem de chegada.

Não serão aceitos os pedidos transmitidos em data posterior à data-limite estabelecida.
Considerando a crescente demanda de uso do Laboratório, para democratizar o acesso dos departamentos e dos usuários individuais às salas, os pedidos de reserva estão sujeitos às restrições abaixo:

  • Em princípio, será aceita apenas uma reserva de sala, para o mesmo horário, pelo mesmo departamento. Os pedidos de reserva excedentes serão aceitos caso o limite de ocupação estabelecido no item abaixo não seja ultrapassado.
  • Não serão aceitas reservas, para determinado horário, que impliquem na redução a menos de 50% do número de estações de trabalho disponíveis para utilização por usuários individuais.
  • O “Mini-Auditório” é um ambiente especial, dotado de recursos de multimídia, destinado a atividades eventuais, tais como defesas de teses/dissertações e apresentações. Não serão aceitas reservas deste espaço para aulas de rotina. As condições das reservas para o Mini-Auditório serão abordadas no próximo item desta Norma Interna, que trata de reservas avulsas.