10. Utilização de salas pelos Professores

< Reserva de salas Menu

10.1. Cadastramento prévio dos usuários

Tanto o Professor quanto os alunos deverão ter contas de usuário habilitadas. Ver item 2.1.

 

10.2. Habilitação de login para a sala reservada

O Professor (ou Monitor), deverá anunciar a sua chegada ao funcionário de serviço, no balcão de atendimento do Laboratório, para que a sala seja liberada, no Sistema de Controle do Laboratório, para a turma.
Encarece-se a necessidade de que o Monitor seja efetivamente aquele cujo nome constou do pedido de reserva.

 

10.3. Lotação da sala

O número máximo de alunos que as salas podem suportar é o equivalente ao dobro do número de estações de trabalho existentes, nas salas do subsolo, e uma vez e meia nas salas do térreo. A equipe de laboratório do RDC providenciará a colocação de cadeiras extra.

 

10.4. Encerramento das atividades em sala

a) Do primeiro ao penúltimo horário (07:00h/09:00h a 19:00h/21:00h)

As atividades em sala deverão ser encerradas 5 minutos antes do término do horário reservado, para evitar atraso no início da utilização do espaço pelo próximo ocupante.

Atenção:

O sistema de administração do Laboratório está programado para:

15 minutos antes do término do horário reservado, um aviso será enviado para a tela de todos os usuários da sala, alertando para o próximo encerramento das atividades.

10 minutos antes do término do horário reservado, um novo aviso será enviado para a tela de todos os usuários, alertando que uma contagem regressiva de 5 minutos foi iniciada. Os usuários deverão salvar seus arquivos e iniciar o encerramento das respectivas sessões de trabalho.

5 minutos antes do término do horário reservado, o sistema encerrará automaticamente todas as sessões de trabalho, o que implicará na perda de dados que não tenham sido salvos.

b) No último horário (21:00h/22:45h)

Conforme assinalado no item 1.2, as atividades no Laboratório encerram-se às 22:45h. Portanto, pede-se aos professores ou monitores:

que observem rigorosamente este horário para encerrar suas atividades em sala. Isto é necessário, a fim de permitir que o pessoal de serviço tenha tempo de desligar as máquinas, de verificar eventuais problemas a corrigir e de preparar o Laboratório para as atividades do dia seguinte, dentro de seu turno de trabalho, que termina às 23:00h.
que sejam os últimos a deixar o recinto, certificando-se antes de que todos os alunos já se tenham retirado.

 

10.5. Outras disposições

a) Tempo de espera

O tempo máximo de espera pelo Professor (ou Monitor) é de 20 minutos. Decorrido este intervalo, a sala poderá ser liberada para os usuários individuais, dependendo da necessidade imposta pela fila de espera.

b) Procedimentos para casos de não comparecimento

Solicita-se ao Professor que saiba antecipadamente de sua impossibilidade de comparecer ao Laboratório em data determinada que avise ao RDC, por e-mail para reservas@puc-rio.br.
Caso o Professor (ou Monitor), pela segunda vez consecutiva, não tenha comparecido à atividade para que a sala foi reservada, deverá, dentro de 1 dia útil, confirmar seu interesse em manter as reservas posteriores feitas em seu nome para a turma. Na falta desta informação, as reservas subsequentes serão canceladas, para que a sala possa ter outra destinação.