8. Segurança de dados

< Armazenamento Menu Reserva de salas >

8.1. O Laboratório do RDC é um ambiente confiável e seguro

O Rio Datacentro adota todas as medidas de segurança necessárias para manter seu ambiente computacional o mais controlado, confiável e seguro que se pode obter na prática:

  • as estações de trabalho estão protegidas por um dos mais completos programas anti-malware disponíveis no mercado, atualizado constantemente; e
  • a política de segurança implantada impede que, após o término das sessões de trabalho, qualquer programa executável (o que inclui os malwares) permaneça instalado na memória do computador. Ou seja, no ato do logout a memória principal do computador é apagada.

Portanto, a probabilidade de um usuário iniciar sua sessão de trabalho (login) em uma estação previamente infectada é virtualmente nula.

8.2. Advertência:

Apesar do usuário encontrar uma estação de trabalho “limpa” ao fazer o login, ele ainda poderá causar prejuízo a si mesmo e a terceiros, caso venha a infectar a memória do computador. Isto poderá ocorrer caso o usuário:

  • utilize uma média removível (pendrive) previamente infectada, permitindo que o vírus comprometa a memória do computador;
  • infecte um pendrive “limpo” ao fazer acesso a sites comprometidos, ou ao abrir anexo de mensagem que esteja infectado;
  • transmita mensagens com anexos que contenham vírus.

8.3. Conclusão:

Cabe a cada usuário assegurar-se de que só tenha utilizado seus pendrives em computadores confiáveis.
Entenda-se como “confiável” o computador que esteja com o sistema operacional, com programa anti-malware e com todos os demais programas instalados permanentemente atualizados.

O RDC não aceitará alegações de que dispositivos removíveis tenham sido contaminados durante sessão de trabalho no laboratório. Tampouco realizará a desinfecção desses dispositivos, nem de computadores particulares em que tenham sido inseridos.