Nota sobre o serviço de correio eletrônico

Aos usuários do serviço de correio eletrônico:

Recentemente, na noite do dia 8 para o dia 9, o serviço de correio eletrônico foi comprometido devido a três contas da e-mail da PUC, cujas senhas foram roubadas.
A partir dessas três contas foram enviadas mais de 2,5 milhões de mensagens, para dentro e para fora da universidade, em curto intervalo de tempo.
Houve sobrecarga do serviço e foi preciso tirá-lo do ar por algumas horas, para que a equipe técnica promovesse a limpeza das mensagens espúrias, o que retardou a entrega das mensagens válidas. A substituição do servidor, que foi incluído em algumas “blacklists“, foi igualmente necessária.

Para evitar a repetição de incidentes desta natureza, o RDC está alterando a  política atual, impondo restrição maior ao número de mensagens transmitidas por intervalo de tempo, prática já adotada no servidor que atende as contas de alunos. Além disso, considerando a natureza crítica do serviço de correio eletrônico, apelo a todos os usuários para que observem as boas práticas listadas em http://www.rdc.puc-rio.br/?page_id=3483.
Solicito especial atenção a essas práticas por parte dos responsáveis por contas institucionais e por contas utilizadas apenas para redirecionamento, que têm-se revelado mais vulneráveis.

Antecipadamente agradeço a atenção e cooperação de todos.

José R. L. Oliveira
           Diretor do RDC